A massa de ar polar vigente em todo o Rio Grande do Sul avança com mais intensidade e provoca uma queda ainda maior nas temperaturas no Estado nesta quarta-feira (11). No entanto, diferentemente dos últimos dias, o ar seco predomina e garante tempo aberto em praticamente todas as regiões. O céu limpo durante a noite e a madrugada acelera o resfriamento, favorecendo uma queda mais acentuada nas temperaturas, especialmente na Metade Norte e Leste do Estado.
LEIA TAMBÉM: Saúde de Porto Alegre cobra maior repasse da União
Com isso, o frio se intensifica e há previsão de marcas negativas em diversas áreas, ampliando o risco de geada, sobretudo na Metade Norte. Durante a tarde, o sol aparece e a temperatura sobe gradualmente, mas o frio retorna com força assim que anoitecer.
Na Região Metropolitana e em Porto Alegre, o ar seco e frio mantém o predomínio de sol entre algumas nuvens. A máxima prevista é de 16°C, com mínima de 7°C. O amanhecer será gelado, e mesmo durante a tarde o frio persiste, apesar da leve elevação nas temperaturas.
Nesta terça (10), houve registros das menores temperaturas do ano em diversas cidades gaúchas. Segundo dados de estações particulares e do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a mínima chegou a -4,4 °C em Herval.