Porto Alegre,

Anuncie no JC
Assine agora

Publicada em 30 de Maio de 2025 às 17:53

Três homens em situação de rua morrem em decorrência do frio no RS

As vítimas foram encontradas sem vida na rua Voluntários da Pátria no Centro Histórico. Além deles, outro caso similar ocorreu em Bento Gonçalves

As vítimas foram encontradas sem vida na rua Voluntários da Pátria no Centro Histórico. Além deles, outro caso similar ocorreu em Bento Gonçalves

EVANDRO OLIVEIRA/JC
Compartilhe:
Jamil Aiquel
Jamil Aiquel
Duas pessoas em situação de rua morreram em Porto Alegre na madrugada desta quinta-feira (29). Após noite de frio intenso, as vítimas foram encontradas sem vida na rua Voluntários da Pátria no Centro Histórico. Além deles, outro caso similar ocorreu em Bento Gonçalves. Segundo informações coletadas pela Pastoral do Povo da Rua, braço da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil voltado ao auxílio deste grupo, os dois foram identificadas como André Romário e Antonio Carlos de Paula, conhecido como “Mano”.André foi encontrado na Voluntários da Pátria, esquina com a rua Coronel Vicente. Segundo a Pastoral, ele sofria de broncopneumonia. Mano estava na mesma rua, mas na esquina com a rua Paraíba. Seu corpo estava encharcado e a suspeita é de que a morte ocorreu por hipotermia. A produção de reportagem entrou em contato com o Departamento Médico-Legal (DML), que não pôde disponibilizar informações.
Duas pessoas em situação de rua morreram em Porto Alegre na madrugada desta quinta-feira (29). Após noite de frio intenso, as vítimas foram encontradas sem vida na rua Voluntários da Pátria no Centro Histórico. Além deles, outro caso similar ocorreu em Bento Gonçalves.

Segundo informações coletadas pela Pastoral do Povo da Rua, braço da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil voltado ao auxílio deste grupo, os dois foram identificadas como André Romário e Antonio Carlos de Paula, conhecido como “Mano”.

André foi encontrado na Voluntários da Pátria, esquina com a rua Coronel Vicente. Segundo a Pastoral, ele sofria de broncopneumonia. Mano estava na mesma rua, mas na esquina com a rua Paraíba. Seu corpo estava encharcado e a suspeita é de que a morte ocorreu por hipotermia. A produção de reportagem entrou em contato com o Departamento Médico-Legal (DML), que não pôde disponibilizar informações.
• LEIA TAMBÉM: Ginásio do Demhab acolhe 83 pessoas em noite de frio intenso em Porto Alegre

Durante a terça-feira (27), um dos membros da Pastoral afirmou ter testemunhado agentes da prefeitura retirando pertences de pessoas em situação de rua abaixo do Viaduto da Conceição, próximo do local da morte de André.

"Entendo que houve negligência do poder público. A forma como essas pessoas morreram me preocupa. Estava ocorrendo, debaixo dos viadutos, a retirada de pertences e pessoas. Cobertores, roupas e outras coisas. Isso acaba prejudicando muito essas pessoas”, afirmou Renato Farias dos Santos, membro da coordenação da Pastoral.

A prefeitura, apor meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, "lamentou os dois óbitos” e informou que "reforçou os serviços de atendimento para a população em situação de rua". Além disso, o órgão ressaltou que o Ginásio do Demhab, na avenida Princesa Isabel, n° 1115 , no bairro Azenha, está disponível como abrigo temporário.

Segue abaixo, a nota na íntegra

"A Prefeitura de Porto Alegre, por meio da Secretaria de Assistência Social (SMAS), lamenta os dois óbitos ocorridos na quinta-feira, 29, e informa que reforçou os serviços de atendimento para a população em situação de rua com a proximidade do inverno. As equipes da ronda noturna estão percorrendo a região Central da cidade, entre 19h e 22h, oferecendo acolhimento para quem estiver exposto ao frio.

O Ginásio do Demhab foi aberto na noite de quinta-feira como abrigo temporário durante a Operação Inverno e recebeu 83 pessoas na primeira noite. No local, com acesso espontâneo, é oferecido pernoite, alimentação e serviços de higiene a partir de 19h. Também é possível levar animais de estimação."

Notícias relacionadas