Fechada desde a década de 1980, a escadaria que liga o nível da rua Duque de Caxias ao da avenida Borges de Medeiros pelo Viaduto Otávio Rocha, em Porto Alegre, está passando por reformas. A estrutura de vidro instalada no local, que chamou atenção da população nos últimos dias, agora está protegida por tapumes.
Conforme André Flores, titular da Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura (Smoi), serão implementadas melhorias na área. “Guarda-corpo, piso e substituição de estrutura de ferro por estrutura de policarbonato e de vidro”, detalha, a respeito da cobertura que está sendo construída.
O trabalho integra a revitalização do viaduto, cuja conclusão das obras chegou a 75%. A previsão de entrega é no fim do ano.
A ação está concentrada no restauro das fachadas e na finalização das 31 lojas situadas no prolongamento da Borges de Medeiros.
Lojas da Borges passam por revitalização também
Tânia Meinerz/JC
“O local estava degradado e oferecia riscos para quem utilizava o viaduto, por isso, há anos, estava fechado. Agora, será entregue à população mais seguro, iluminado e restaurado”, completa Flores.
A tendência, conforme a Smoi, é que o local tenha acesso controlado, com horário de abertura e fechamento. O Viaduto Otávio Rocha recebeu apenas duas intervenções de recuperação ao longo dos anos: em 1998 e 2010. Em 1988, o local foi protegido legalmente pelo tombamento municipal.
Passagem será controlada com horário de funcionamento
Tânia Meinerz/JC