Apesar da confirmação do prefeito Sebastião Melo na última semana que o valor da nova passagem de ônibus de Porto Alegre seria divulgada nesta segunda-feira (10), a nova tarifa continua sem atualização. Procurada, a Empresa Pública de Transporte e Circulação de Porto Alegre (EPTC), indicou que a Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (SMMU), está finalizando os cálculos, mas sem novidades e sem data prevista para o anúncio.
A tarifa não apresenta aumento há quatro anos, desde julho de 2021 quando, de R$ 4,55, a passagem teve acréscimo para R$ 4,80, valor cobrado atualmente.
A revisão da tarifa pode ser solicitada quando o IGP-M (Índice Geral de Preços do Mercado), medido pela Fundação Getúlio Vargas, ultrapassa 8%. Também quando acontece a atualização do salário (e demais itens do contrato de trabalho) dos rodoviários, cuja data base é 1º de fevereiro. Quando uma dessas duas situações acontece, o Sindicato das Empresas de Ônibus de Porto Alegre (Seopa) pede à Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) que a tarifa seja revisada. A Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (SMMU) e a Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) realizam os levantamentos técnicos previstos na planilha de cálculo tarifário. O processo de revisão também é enviado ao Poder Legislativo e ao Conselho Municipal de Mobilidade Urbana (Commu).
O preço da tarifa depende diretamente do número de passageiros pagantes transportados e da quilometragem rodada pelos veículos. O preço desse serviço leva em conta diversos quesitos, como o custo de efetivo e de variáveis, depreciação do capital, e despesas administrativas.