A partir desta quinta-feira (6), os novos beneficiários do Todo Jovem na Escola (TJE) que moram em Porto Alegre devem retirar o Cartão Cidadão, que dá acesso aos valores do programa, na sede da Fundação Gaúcha do Trabalho e Ação Social (FGTAS), na avenida Borges de Medeiros, 521, das 9h às 14h.
No interior do Estado, a retirada continua sendo realizada nas agências do Banrisul, de segunda a sexta-feira, das 11h às 15h. Estudantes menores de idade devem estar acompanhados pelo responsável familiar cadastrado no CadÚnico, que precisará apresentar um documento de identificação com foto.
LEIA TAMBÉM: Estado investe R$ 4 milhões nas escolas da rede
Até o momento, foram retirados 17 mil cartões de um total de 40 mil ingressantes no programa. Em Porto Alegre, dos 5 mil estudantes que têm direito, em torno de 2.700 fizeram a retirada. Isso significa a distribuição de 39,5% dos novos cartões disponíveis.
O programa, voltado a estudantes do Ensino Médio da Rede Estadual em situação de vulnerabilidade social, tem como objetivo reduzir o abandono e a evasão escolar por meio de bolsas mensais e outros benefícios para assegurar a permanência dos alunos na escola.
A retirada do cartão deve ser feita pelos contemplados pelo TJE que ainda não fizeram a retirada, o que inclui novos alunos que ingressaram na 1ª série do Ensino Médio em 2025, estudantes transferidos para a Rede Estadual em outras séries do Ensino Médio e beneficiários de anos anteriores que ainda não buscaram seu cartão até agora.
Os estudantes que atendem todos os critérios do TJE e ainda não possuem Cartão Cidadão também precisam consultar se há cartão emitido em seu CPF ou no CPF do seu responsável familiar no CadÚnico, no site da Seduc.