Atualizada às 19h
Porto Alegre é a capital mais quente do País nesta terça-feira (11), atingindo 39,8ºC na estação convencional do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), localizada no bairro Jardim Botânico. Segundo informações da empresa de meteorologia MetSul, a capital gaúcha teve a maior temperatura do ano, ápice da onda de calor que permanece no Rio Grande do Sul nas últimas semanas.
Em Campo Bom, na região do Vale dos Sinos, foram registrados 41,3ºC pelas 13h, configurando a segunda marca mais alta em 41 anos de medição. Segundo a MetSul, a onda de calor que castiga o Estado deve arrefecer, mas dando lugar a temporais e vendavais a partir desta quarta-feira (12). No meio da tarde em diante e durante a noite podem se formar áreas de instabilidade em diversas regiões do RS, com chuva que será irregular, de forte a intensa e acompanhadas de temporais isolados.
O Centro de Monitoramento e Alerta da Defesa Civil de Porto Alegre (Cemadec) emitiu um alerta preventivo para o risco de chuvas intensas na Capital entre às 15h desta terça-feira (11), e às 23h59min de quarta (12). A Defesa Civil recomenda que a população evite áreas alagadas, busque abrigo seguro em caso de tempestades e mantenha-se afastada de árvores, postes e placas de sinalização. Em casos de emergência, ligue para a Defesa Civil pelo número 199 ou para os Bombeiros pelo 193.