Foi publicado, nesta segunda-feira (27), o relatório preliminar das causas do acidente aérea ocorrido em Gramado no dia 22 de dezembro. O documento foi divulgado pelo Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa), que indicou dois motivos: voo controlado contra o terreno (da sigla Cfit) e perda de controle em voo (Loc-I).
“A aeronave decolou do aeródromo de Canela (SSCN), Canela, RS, com destino ao aeródromo Comandante Rolim Adolfo Amaro (SBJD), Jundiaí, SP, às 12h12min (UTC), a fim de realizar um voo privado, com um tripulante e nove passageiros a bordo. Após a decolagem, a aeronave efetuou uma curva à direita e veio a chocar-se contra a chaminé de um prédio na cidade de Gramado, RS. Posteriormente, ocorreu a perda de controle em voo e a mesma colidiu contra mais edificações até a parada total”, detalha a publicação.
A conclusão da investigação, conforme o Cenipa, “terá o menor prazo possível, dependendo sempre da complexidade da ocorrência e, ainda, da necessidade de descobrir os possíveis fatores contribuintes”. Quando concluída a investigação, o Relatório Final será publicado no site do centro.