As chuvas fortes que atingiram o Rio Grande do Sul na tarde de quinta-feira (16) causaram prejuízos em diversas cidades gaúchas. A Defesa Civil do Rio Grande do Sul registrou estragos em Campo Bom onde aproximadamente 28 casas foram parcialmente destelhadas. Foi realizado um apoio direto aos moradores pela Defesa Civil municipal e o Corpo de Bombeiros Militar. Em Caxias do Sul, os ventos fortes causaram o destelhamento parcial de cinco residências e uma igreja evangélica, no bairro Forqueta. Ninguém ficou ferido. A Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil realizou a entrega de lonas aos afetados e segue fazendo levantamento, se houve danos em outras localidades.
A Defesa Civil estadual diz que em Novo Hamburgo foi constatada a queda de árvore em residência devido aos ventos, danificando o telhado e estrutura da casa. Foi feita a remoção da árvore, retirada de entulhos e colocação de lona temporária. Uma pessoa ficou desalojada. O município de Piratini registrou tempestade e queda de granizo que resultou em danos em uma residência e em lavouras de aipim e milho, na Costa do Bica, no interior do município.
Em Porto Alegre, os bairros localizados na área central da cidade foram atingidos por uma tempestade de granizo e com fortes ventos na tarde de quinta-feira (16). Entregues pela prefeitura nesta semana, os totens de monitoramento climático apuraram que ocorreram quantidades distintas de chuva nos bairros da cidade. O totem do bairro Arquipélago foi o que registrou a maior quantidade de chuva, com 22,9 milímetros. Já o da Lomba do Sabão, perto do limite com Viamão, apontou 0,6 milímetro no mesmo período, o menor volume apurado pelos novos equipamentos.