Porto Alegre, qui, 03/04/25

Anuncie no JC
Assine agora

Publicada em 27 de Dezembro de 2024 às 16:52

Cercamento em praias no RS surpreende veranistas; entenda o motivo

Estrutura é instalada na primavera para auxiliar fixação de vegetação

Estrutura é instalada na primavera para auxiliar fixação de vegetação

Mauro Belo Schneider/Especial/JC
Compartilhe:
Mauro Belo Schneider
Mauro Belo Schneider Editor-executivo
Veranistas que chegam ao Litoral Norte do Rio Grande do Sul têm se surpreendido com áreas da praia cercadas. Estacas de madeira foram instaladas ao redor de partes das dunas. A intervenção não tem nada a ver com privatização do espaço, como muito se discutiu ao longo do ano. Em 2024, a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) das Praias virou assunto em diversas rodas de conversas pelo Brasil. O biólogo e diretor de Meio Ambiente da prefeitura de Xangri-Lá, Matheus Magnus Francisco, explica que trata-se de uma medida de contenção da areia. Os montes, inclusive, estão visivelmente mais baixos do que na temporada passada. Apesar do cercamento, crianças continuam podendo acessar os locais. Em Rainha do Mar, aliás, foi improvisado um escorregador com um pedaço de madeira e de plástico numa das dunas.
Veranistas que chegam ao Litoral Norte do Rio Grande do Sul têm se surpreendido com áreas da praia cercadas. Estacas de madeira foram instaladas ao redor de partes das dunas.

A intervenção não tem nada a ver com privatização do espaço, como muito se discutiu ao longo do ano. Em 2024, a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) das Praias virou assunto em diversas rodas de conversas pelo Brasil.

O biólogo e diretor de Meio Ambiente da prefeitura de Xangri-Lá, Matheus Magnus Francisco, explica que trata-se de uma medida de contenção da areia. Os montes, inclusive, estão visivelmente mais baixos do que na temporada passada.

Apesar do cercamento, crianças continuam podendo acessar os locais. Em Rainha do Mar, aliás, foi improvisado um escorregador com um pedaço de madeira e de plástico numa das dunas.
Crianças continuam podendo acessar o espaço | Mauro Belo Schneider/Especial/JC
Crianças continuam podendo acessar o espaço Mauro Belo Schneider/Especial/JC


“As cercas de contenção (sandfences) são um método estrutural de manejo de dunas usadas para construir dunas frontais e controle da erosão eólica de bacias de deflação, como também para proteger escarpas marinhas dos ventos e ordenamento do espaço de uso humano”, explica Luiz Tabajara, oceanógrafo e técnico da Seagrass, responsável pela empresa contratada pela prefeitura para planejamento e execução do Plano de Manejo de dunas do Município de Xangri-Lá.

No caso de Xangri-lá, as sandfences estão em regiões com fugas de areia (blowouts ou bacias de erosão eólica). “São empregadas no período de primavera quando os ventos e os suprimentos de areia da praia aumentam com a finalidade de aumentar a rugosidade superficial do terreno onde atuam, em fase da falta de vegetação, que são anteparos naturais aos ventos”, completa o oceanógrafo.

O profissional alerta ainda que as pessoas têm que entender que o perfil da praia e das dunas estão mudando devido à subida do mar e aumento da erosão marinha. As dunas são formadas pela interação do vento-areia com a vegetação. Na falta do elemento fixador, as dunas migram para o interior da cidade.

Notícias relacionadas

Comentários

0 comentários