De posse da prefeitura de Gravataí desde 2023, o prédio deixado pela Ulbra na cidade será utilizado pela administração municipal. No complexo, localizado na rua Itacolomi, no bairro São Vicente, já funcionam o gabinete do prefeito, do vice-prefeito, Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Secretaria Municipal de Governança, Comunicação e Cultura, Secretaria Municipal da Fazenda e Secretaria Municipal de Administração.
A intenção é que todo o centro administrativo se mude para o local onde antes funcionava a universidade, cujas operações encerarrão em julho. O problema citado pela população é que um dos endereços atuais dos serviços prestados pela prefeitura através da Secretaria da Saúde e da Educação, e que será desativado, na avenida Ely Corrêa, é atendido pela frota de ônibus, enquanto o novo fica mais distante e desatendido de transporte público.
O prefeito de Gravataí, Luiz Zaffalon (PSDB), explica a decisão. "A mudança das estruturas da prefeitura faz parte de um planejamento de longo prazo e trará vários benefícios ao município. O cidadão encontrará no mesmo local todos os serviços municipais, o que diminuirá deslocamentos e nos permitirá melhorar o atendimento com a equipe concentrada”, diz Zaffalon, através de nota enviada pela assessoria de imprensa.
Para amenizar a situação mencionada pelos moradores, o prefeito garante que novas opções de ônibus estão sendo disponibilizadas para facilitar o acesso. A empresa Sogil informa que já leva passageiros do centro até o ponto através das linhas Natal, Circular Ulbra, entre outras.
“O prédio tem ginásio, auditório e espaço para atividades culturais que serão utilizados pela população, além de acessibilidade total e PPCI (Plano de Prevenção Contra Incêndios)”, complementa Zaffalon.
Do ponto de vista de custos, haverá economia com aluguéis que deixarão de ser pagos. A economia anual será de até R$ 4,2 milhões, mensura o prefeito.