O Paço Municipal de Porto Alegre ou Paço dos Açorianos, localizado na Praça Montevidéo, já foi sede da prefeitura da cidade, já abrigou os gabinetes do vice-prefeito, da primeira-dama, do setor de Comunicação Social, da Secretaria Municipal de Governança Local, da Coordenação Política e áreas administrativas. Mas e hoje, o que funciona dentro deste prédio tão histórico?
• LEIA TAMBÉM: Carnaval de Porto Alegre é oficialmente aberto
Após uma mudança de função, foram preservados o gabinete do prefeito e o Salão Nobre para utilização do Executivo. O restante do prédio funciona como um museu. A transformação do prédio centenário em um local dedicado à arte é possível devido à centralização de diversas secretariais e órgãos em um novo endereço.
VEJA O VÍDEO NO INSTAGRAM DO JC
Ver essa foto no Instagram
Entre os eventos artísticos que a edificação já recebeu destacam-se a 13ª Bienal do Mercosul e a sétima edição da Noite dos Museus.
A partir de janeiro, o Paço Municipal, recebe a exposição do artista francês, Louis Guillaume. Synchretismo, trabalho de residência artística realizado durante sua estadia e imersão na natureza da cidade fica em exposição na Sala Aldo Locatelli até 8 de março.

Exposição de Louis Guillaume fica em cartaz até março com entrada franca. Foto: Arthur Reckziegel/JC
Exposições em cartaz no Paço Municipal
CINCO UNIVERSOS
de Cacaio Praetzel, Geraldo Lopes, Gina Eichenberg, Itamara Stockinger e Renato Rosa. Artista homenageado: Marcos Noronha
Até 16 fevereiro de 2024
SINCRETISMO
de Guaraci Feijó
Até 23 de fevereiro 2024
MOVIMENTO PERMANENTE DA MATÉRIA
de Karen Axelrud
Até 1º março de 2024
SYNCHRETISMO
de Louis Guillaume
Até 8 março de 2024
No prédio também se encontram em exposição permanente diversas obras de arte do acervo da Pinacoteca Aldo Locatelli.
Visitação: segunda a sexta-feira, das 9h às 17h.