Porto Alegre,

Anuncie no JC
Jornal do Comércio. O jornal da economia e negócios do RS. 90 anos.

Publicada em 16 de Novembro de 2023 às 08:18

Temporal provoca uma morte em Giruá, no Noroeste do Rio Grande do Sul

Várias residências da cidade, localizada no Noroeste do Estado, ficaram destelhadas

Várias residências da cidade, localizada no Noroeste do Estado, ficaram destelhadas

Brigada Militar/Divulgação/JC
Compartilhe:
JC
JC
Atualizado às 12h50min
Atualizado às 12h50min
O temporal que atingiu a cidade de Giruá na noite desta quarta-feira (15) provocou a morte de uma pessoa e deixou outras feridas. A jovem Isabele Soardi, de 26 anos, estava no ginásio Splendor Sports, que teve o telhado arrancado pelos fortes ventos. 
Segundo informações do Corpo de Bombeiros de Giruá, os fortes ventos começaram de forma repentina. Aproximadamente 80 pessoas estavam no ginásio acompanhando uma partida de padel e fazendo churrasco quando o teto de zinco desabou. 
Ainda de acordo com o Corpo de Bombeiros, cerca de 60 pessoas sofreram ferimentos, sendo a maioria deles leves. Alguns feridos, porém, sofreram lesões mais sérias e foram encaminhados a hospitais da região.
Segundo a prefeitura da cidade, o temporal que atingiu a cidade também causou estragos em cerca de 100 imóveis - boa parte deles foi destelhada pelos fortes ventos. Postes e árvores foram derrubados e a cidade enfrenta falta de luz.
A prefeitura decretou luto oficial de três dias em virtude da morte da giruaense. Na manhã desta quinta-feira (16), o prefeito Ruben Weimer também decretou situação de emergência municipal. O decreto ainda será publicado, formalizando o reconhecimento, pela prefeitura, da necessidade do município receber ajuda estadual e federal para restabelecer a normalidade.

Ainda de acordo com a assessoria da prefeitura, desde outubro a cidade vem sendo atingida por um volume atípico de chuvas, o que dificulta a execução de reparos na infraestrutura municipal atingida, fazendo com que os estragos se avolumem.
"O momento está difícil para Giruá", comentou o prefeito Ruben Weimer, em uma mensagem de áudio. "A cidade foi atingida por este vendaval; esta quadra esportiva foi atingida [e este foi] o maior dano. Havia uma concentração de pessoas lá, fazendo suas práticas esportivas, com suas famílias, e várias delas foram atingidas [pelos escombros]", acrescentou o prefeito, detalhando que duas vítimas com ferimentos mais graves tiveram que ser transportadas para hospitais de cidades vizinhas. "O que mais lamentamos é a morte desta menina de 26 anos, querida por toda a comunidade."

Equipes do Corpo de Bombeiros foram acionadas para ajudar nos trabalhos.
Além disso, na manhã desta quinta-feira (16) moradores de Passo Fundo, município do estado do Rio Grande do Sul  acordaram com seus pertences debaixo d'água, no bairro entre rios.
Nesta quinta-feira (16), o tempo segue instável no Rio Grande do Sul. A Defesa Civil de Porto Alegre alerta para possibilidade de tempestade na Capital. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), pode chover forte com queda de granizo e rajadas de vento entre 50 Km/h e 90 Km/h em áreas isoladas da Metade Norte, incluindo a Região Metropolitana de Porto Alegre e Missões.

Notícias relacionadas