Acampamento Farroupilha leva milhares de pessoas ao Parque Harmonia

Dia ensolarado ajudou no grande movimento no último dia de comemorações das tradições gaúchas na Capital

Por Bárbara Lima

Agenda de atividades no parque foi encerrada com baile e shows
Uma tarde ensolarada abençoou os gaúchos neste 20 de setembro de celebração da Guerra dos Farrapos, que também é marcado pelo último dia do Acampamento Farroupilha, realizado no Parque Harmonia, em Porto Alegre, desde o dia 1º de setembro. Com um belo dia de sol, a organização estima que, somente nesta quarta-feira, tenham passado pelo parque cerca de 100 mil visitantes.
O acampamento, que chega a sua 41ª edição, é uma tradição na Capital. Por 20 dias, o evento reúne piquetes de diversas partes do Estado para comemorar as tradições gaudérias, exaltando as culturas do churrasco, chimarrão, indumentária característica (pilcha), música e danças tradicionais. O churrasqueiro Euclides de Lima resume a sensação de participar do evento. "Significa tudo. É uma cultura, eu uso bombacha quase que 24 horas por dia, não tenho uma roupa normal. É o sangue da gente que está aqui, relembrando nossos antepassados na revolução de 1835".
Para a cantora e dançarina Bellinha de Erechim, como gosta de se identificar, a data que marca a Revolução Farroupilha é uma oportunidade para relembrar bons momentos da infância. "O acampamento está lindo e maravilhoso como sempre. O 20 de setembro relembra minha infância, quando eu marchava de camisa branca, abotoaduras, sainha roxa, meia branca, sapato preto, tudo isso lá em Erechim. Tenho orgulho de ser gaúcha", define.
E quem curte a tradição também garante que o amor pela cultura será passado adiante. "A gente traz neto, sobrinho e cunhado. É o que importa, a nossa família. O dia está bem gostoso, ensolarado, estamos passeando e o acampamento melhorou bastante. É a nossa tradição, somos gaúchos, é uma coisa que vem de berço e temos que passar para as futuras gerações", diz a visitante Rosângela Leite, que estava presente com familiares de todas as idades.
Neste ano, o Acampamento Farroupilha contou com 230 piquetes, oito a mais do que no ano passado. Apesar do otimismo de muitas pessoas, o lojista Eduardo Cunha disse que as vendas foram abaixo do esperado. "Um pouco por causa das chuvas, em parte porque o estacionamento está caro e manter a loja aqui também. Estamos lutando para empatar", afirma, referindo-se a necessidade de equilibrar as despesas com as receitas.
Outro aspecto desta edição foi a parte cultural. Distribuído em três setores, mais de 100 atrações culturais foram apresentadas, entre teatros, shows musicais, trovas e declamações, mesmo sem aprovação da Lei de Incentivo à Cultura (LIC) do Rio Grande do Sul.
Pela manhã, o tradicional desfile de 20 de setembro deu lugar à solidariedade com a arrecadação de alimentos durante a 1ª Cavalgada Solidária. Cerca de 300 tradicionalistas participaram, portando bandeiras do Rio Grande e alimentos não perecíveis, que serão destinados a famílias atingidas pelas enchentes que assolam o Estado desde o início do mês.
Neste 20 de setembro, as atrações ficaram por conta da apresentação da Banda Municipal de Porto Alegre e a extinção da Chama Crioula, que ocorreu por volta das 18h. O último baile do Acampamento Farroupilha 2023 foi comandado por Roger Moraes, finalizando os festejos no Harmonia.