Devido as cheias que atingem Porto Alegre desde a pelo menos duas semanas, medidas estão sendo tomadas para minimizar os danos. Além de disponibilizar abrigos para a população atingida e recolher doações, a prefeitura de Porto Alegre está elaborando um plano de auxílio financeiro.
Na metade do mês, o prefeito Sebastião Melo (MDB) afirmou que o poder municipal estava realizando um levantamento sobre as famílias que perderam tudo por conta das fortes chuvas daquela semana semana, visando um auxílio específico da prefeitura para essa parcela da população.
A intenção é criar uma “aba diferenciada” do bônus moradia - compra facilitada que demora em torno de três meses para ser efetivada . “Desburocratizar para que as pessoas aceitem essa compra assistida e saiam desses locais precários”, resume o prefeito. A medida visa atender principalmente as pessoas que têm receio de desocupar suas casas e terem seus itens roubados.
Na última terça-feira (26), Melo afirmou que a gestão está criando um cartão que permitirá a reposição de bens perdidos. "A pessoa compra uma geladeira, um colchão, uma cama e perde tudo na chuva", lamenta o prefeito. O gestor defendeu também um auxílio financeiro para essas famílias que moram em locais vulneráveis, criando condições de adquirir um imóvel em um local mais seguro. Detalhes do projeto de auxílio devem ser divulgados nesta quinta-feira.


Facebook
Google
Twitter