O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB), anunciou um auxílio de R$ 2,5 mil para todas as famílias afetadas pelo ciclone extratropical que passou pelo Estado na madrugada do dia 16 de junho. O benefício será creditado diretamente no Cartão Cidadão, que funciona como um cartão de débito onde são creditados os auxílios do governo do Estado.
Leite destacou que a intenção é a criação de um programa estadual para situações emergenciais, que autorize o Estado, com base em regras e critérios preestabelecidos, a realizar esses repasses de forma mais ágil. O governador assegurou que esse projeto será discutido e alinhado com a Assembleia Legislativa, para possibilitar um melhor atendimento à população.
A Defesa Civil também mobilizou mais entidades como pontos de doação de alimentos, agasalhos e outros itens, devido às perdas que milhares de gaúchos sofreram. Além da Campanha do Agasalho, que teve início no dia 22 de maio, agora o foco é a distribuição de doações para os atingidos pela tragédia.
Assim como ocorre nos demais pontos disponibilizados pelo governo do Estado, a Defesa Civil é responsável pela logística de triagem e distribuição das doações. Num segundo momento, os donativos serão direcionados à Campanha do Agasalho 2023, organizada pela gestão estadual por meio da Secretaria de Assistência Social, da Secretaria da Comunicação, da Casa Militar e da Defesa Civil.
Os itens de doação prioritários são:
- Roupas e calçados (tamanhos adulto e infantil)
- Cobertores
- Toalhas de banho
- Produtos de limpeza
- Alimentos não perecíveis
- Sabonete
- Desodorante antitranspirante
- Creme dental
- Escova adulto macia
- Shampoo
- Absorvente higiênico com abas
- Fraldas
- Colchões também são aceitos e devem ser doados diretamente na Central de Doações (CAFF - Borges de Medeiros, 1.501) por serem itens de difícil transporte.
Onde doar:
- Palácio Piratini (Praça Mal. Deodoro, s/n)
- Quartéis da Brigada Militar e do Corpo de Bombeiros Militar
- Prefeituras
- Secretaria de Assistência Social do Estado (CAFF - Borges de Medeiros, 1.501)
- Procuradoria-geral do Estado (Avenida Borges de Medeiros, 1.555)
- Supermercados da Rede Zaffari/Bourbon
- Secretaria da Segurança Pública (Avenida Pernambuco, 649)
- Unidades do SESC
- Secretaria de Estado de Esporte e Lazer (CAFF- Borges de Medeiros, 1.501)
- Banco do Brasil (ponto de coleta em 36 agências em Porto Alegre, Viamão, Alvorada e Guaíba)
- Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Avenida Borges de Medeiros, 1.555)
- Cruz Azul (Rua Mostardeiro, 233)
- Verte Saúde (Rua dos Andradas, 846)
A Federasul, com apoio da Famurs, promove um fundo de doações monetárias por pix. A intenção é a compra e doação de eletrodomésticos e móveis para minorias sociais, como crianças, idosos e pessoas com deficiência, atingidas pelo ciclone.