O britânico Lando Norris, da McLaren, confirmou o bom fim de semana e, após largar na pole position, venceu o GP de Abu Dhabi neste domingo (8), o último da temporada 2024 da Fórmula 1, seguido por Carlos Sainz e Charles Leclerc, ambos da Ferrari. Com o resultado, a McLaren levou o título do Mundial de Construtores, com 666 pontos - o nono título da montadora inglesa na modalidade, que não conquistava há 26 anos.
O que aconteceu
Max Verstappen sem pódio - Campeão antecipado no GP de Las Vegas, o piloto holandês, da Red Bull, ficou em sexto lugar neste domingo.
Incidentes na primeira volta - Verstappen e Oscar Piastri (McLaren) se tocaram e saíram da pista, o que rendeu uma punição de dez segundos para o tetracampeão. Em seguida, o mexicano Sergio Pérez (Red Bull) encerrou sua temporada ao rodar, sair da pista e abandonar a corrida.
Temporada zerada de Valtteri Bottas - Saindo da corrida antes da bandeira quadriculada, o finlandês da Sauber terminou 2024 sem pontuar.
Despedida de Lewis Hamilton - Em sua última corrida pela Mercedes, visto que irá competir pela Ferrari na próxima temporada, o piloto britânico terminou a corrida em quarto lugar.
Estreia na última corrida - A Alpine antecipou a estreia de Jack Doohan, que seria em 2025, e o colocou o australiano no grid de Abu Dhabi. O estreante ficou em 14º lugar.
Como foi a corrida
Verstappen e Piastri saem da pista - Logo na largada, os pilotos se tocaram e saíram da pista na primeira curva, com o Verstappen caindo para a 11ª colocação e Piastri indo para a 19ª posição. Verstappen recebeu dez segundos de punição por conta do toque.
Pérez fora - Ainda na primeira volta, Sergio Pérez rodou e teve de deixar a corrida, se despedindo da temporada.
Bottas sai da corrida - O piloto travou na curva e tocou em Kevin Magnussen (Haas), ficando com o pneu furado e asa dianteira quebrada. Após o toque, ele abandonou a prova e terminou o ano sem conseguir nenhum ponto pela Sauber.
Quase, Piastri - Brigando por posições para ajudar a McLaren a ganhar pontos para o Mundial de Construtores, o piloto tentou ultrapassar Yuki Tsunoda (RB) e quase saiu da pista ao derrapar. Ele cumpriu seu objetivo e conseguiu chegar em 10º.
Sem briga - Pelo rádio, Toto Wolff, chefe de equipe da Mercedes, pediu que Hamilton e Russell não forçassem a briga pelo 4º lugar e que a disputa deveria ser limpa.
Ultrapassagem espetacular de Hamilton na última volta - Mesmo sem nada a disputar, Hamilton não decepcionou e ultrapassou Russell, terminando a corrida em 4º.
Arrancada de Charles Leclerc - Largando em 19º, o piloto monegasco, da Ferrari, conseguiu uma arrancada impressionante e terminou a corrida em terceiro.
A Fórmula 1 volta em março de 2025. A próxima temporada terá início no Circuito de Melbourne, na Austrália, em 16 de março.
Folhapress