A seleção de Portugal venceu a Croácia por 2 a 1 no jogo de abertura da fase de grupos da Liga das Nações. A partida aconteceu no Estádio da Luz, em Lisboa. Cristiano Ronaldo marcou o gol de número 900 da carreira. Após passar em branco na Eurocopa, o CR7 fez o segundo do jogo. Dalot marcou o primeiro, e ainda fez um contra para a Croácia.
Com o resultado, Portugal inicia o Grupo 1 na vice-liderança. A ponta pertence à Polônia, que derrotou a Escócia por 3 a 2 fora de casa. O próximo adversário dos portugueses é a Escócia, enquanto os croatas enfrentam os poloneses. Os dois jogos da segunda rodada acontecem neste domingo (8).
O clima no Estádio da Luz já era marcante antes mesmo da bola rolar. O ex-zagueiro Pepe, que anunciou a aposentadoria em agosto, foi homenageado pela torcida e pela Federação Portuguesa de Futebol com um bandeirão tridimensional e uma camisa comemorativa. A festa continuou com um gol cedo de Dalot para deixar Portugal na frente.
O momento era ideal para Cristiano Ronaldo voltar a marcar pela seleção nacional. Quando o gol saiu, o ídolo e capitão português não escondeu a emoção e se ajoelhou no gramado com as mãos no rosto. O atacante, que é o maior artilheiro do futebol em jogos oficiais, havia marcado pela última vez com a camisa de Portugal em amistoso contra a Irlanda, disputado em junho.
Antes do intervalo, a Croácia conseguiu frear a empolgação portuguesa ao diminuir a diferença no placar. Após inversão de jogo dentro da área, Dalot tentou evitar um chute de Sosa mas acabou mandando contra a própria meta.
O segundo tempo esfriou. Portugal ficou mais perto de ampliar do que a Croácia do empate. Cristiano quase deixou mais um, mas acabou parando em ótima defesa do goleiro Livakovic. O veterano croata Modric, que também começou como titular e capitão, acabou sendo substituído após uma atuação discreta.
Folhapress