Porto Alegre,

Anuncie no JC
Assine agora

Publicada em 17 de Abril de 2024 às 18:40

Grêmio e Ulbra fecham acordo para uso de estádio em jogos do futebol feminino

Complexo Esportivo da Ulbra tem capacidade para seis mil pessoas

Complexo Esportivo da Ulbra tem capacidade para seis mil pessoas

Ulbra/Divulgação/JC
Compartilhe:
Gabriel Dias
As Gurias Gremistas estão próximas de ter uma nova casa. As tratativas entre Grêmio e Ulbra avançaram e o futebol feminino profissional do Tricolor poderá sediar os jogos na cidade de Canoas a partir do segundo semestre de 2024. O acordo entre o clube e a universidade foi selado em outubro de 2023 para a instalação das categorias de base gremista, mas a boa parceria fez com que o Grêmio considerasse levar toda a operação do Futebol Feminino para o município da Região Metropolitana.O objetivo inicial do Tricolor era estabelecer na cidade de Canoas as operações das categorias de base do futebol feminino. “A principal demanda por parte do Grêmio na construção do acordo era com relação à estrutura, pois eles procuravam centralizar as categorias de base em um local com um gramado de boa qualidade e com alojamento para as meninas”, disse Hans Kuchenbecker, diretor da Ulbra Sport.
As Gurias Gremistas estão próximas de ter uma nova casa. As tratativas entre Grêmio e Ulbra avançaram e o futebol feminino profissional do Tricolor poderá sediar os jogos na cidade de Canoas a partir do segundo semestre de 2024. O acordo entre o clube e a universidade foi selado em outubro de 2023 para a instalação das categorias de base gremista, mas a boa parceria fez com que o Grêmio considerasse levar toda a operação do Futebol Feminino para o município da Região Metropolitana.

O objetivo inicial do Tricolor era estabelecer na cidade de Canoas as operações das categorias de base do futebol feminino. “A principal demanda por parte do Grêmio na construção do acordo era com relação à estrutura, pois eles procuravam centralizar as categorias de base em um local com um gramado de boa qualidade e com alojamento para as meninas”, disse Hans Kuchenbecker, diretor da Ulbra Sport.
LEIA TAMBÉM: Portaluppi celebra hepta pelo Grêmio e conquista o 10º título

Em contrapartida ao espaço cedido pela universidade, a Ulbra utilizou a chegada do Grêmio para integrar a sua comunidade acadêmica ao clube, com alunos de Educação Física, Nutrição e Psicologia participando do cotidiano gremista. O resultado agradou ambas as partes, fazendo com que fosse considerada a ampliação da parceria para abranger a categoria profissional do feminino.

Complexo Esportivo da Ulbra ainda não pode receber público

Segundo Kuchenbecker, o Grêmio contatou a Ulbra sobre a possibilidade de utilizar o Complexo Esportivo da Ulbra em dias de jogos. A partir do desejo do clube de sediar os jogos em Canoas, a universidade começou a agilizar o licenciamento do estádio que não tem os alvarás necessários. “Hoje dependemos de alguns alvarás e licenças, como o licenciamento da vigilância sanitária e a liberação do alvará de segurança dos bombeiros. Acreditamos que em 30 ou 45 dias o estádio estará liberado para receber jogos com público”, disse o diretor.

O estádio atualmente tem capacidade para seis mil torcedores e recebe jogos das categorias sub-17 e sub-20 da equipe da Ulbra, mas depende do licenciamento da Federação Gaúcha de Futebol para sediar jogos profissionais. No dia 2 de abril foi realizada uma visita técnica no estádio para avaliar quais são as condições atuais do estádio e quais critérios impedem a realização de jogos com público. 
LEIA TAMBÉM: Problemas na defesa provocam mudanças no Grêmio para a estreia no Brasileirão

No fim de março, a Secretaria de Esporte e Lazer de Canoas afirmou que a prefeitura já havia feito o levantamento de possíveis maneiras para financiar as obras no estádio, mas após a nova posse do prefeito Jairo Jorge, que retornou ao Executivo no dia 2 de abril após afastamento judicial, a pasta foi reestruturada e novas reuniões foram marcadas dentro da prefeitura para tratar do assunto. A reportagem tentou contato com a Secretaria, mas não obteve retorno.

A previsão da Ulbra é de que a partir de junho o estádio esteja apto para receber jogos com público e ficaria nas mãos do Grêmio a decisão de trocar o CT Presidente Hélio Dourado, em Eldorado do Sul, onde as Gurias Gremistas atualmente mandam os jogos, por Canoas. O Departamento de Futebol Feminino do Grêmio foi procurado para esclarecer quando pode acontecer a mudança para o Complexo Esportivo da Ulbra, mas o clube não tem nenhuma posição sobre a situação no momento.
Grêmio estuda ampliar vínculo e entrar nos esportes olímpicos

O atual contrato entre Ulbra e Grêmio é válido até dezembro de 2025, mas já se discute uma renovação e também a possibilidade da parceria valer para outros esportes, como basquete, atletismo e vôlei, que já existem na universidade e passariam a ter a marca do Tricolor. “Já abrimos conversas para ter o Grêmio como parceiro nos esportes olímpicos de alto rendimento que temos na universidade. Existe a possibilidade e o interesse das duas partes”, afirmou Kuchenbecker.

Notícias relacionadas