Porto Alegre,

Anuncie no JC
Assine agora

Publicada em 02 de Abril de 2024 às 18:05

Inter completa 8 anos sem ganhar títulos, maior período na história do clube

Última conquista colorada foi o Gauchão de 2016, conquista que completa 8 anos no próximo dia 8 de maio

Última conquista colorada foi o Gauchão de 2016, conquista que completa 8 anos no próximo dia 8 de maio

Marcelo G. Ribeiro/JC
Compartilhe:
Gabriel Dias
O desalento colorado com a eliminação para o Juventude no Campeonato Gaúcho não é apenas pela expectativa de ter uma boa temporada em 2024. Sem a possibilidade de conquistar o título, a desclassificação decretou a maior período sem levantar uma taça na história do clube, chegando a oito anos. A decepção é reflexo do pior período na história do Inter com relação a troféus. A última vez que o torcedor colorado soltou o grito de campeão foi em 2016, com a conquista do Campeonato Gaúcho.A atual sequência negativa do clube ultrapassa o maior período sem conquistas, entre os anos de 1962 e 1968, onde não levantou nenhuma taça. O último triunfo completa oito anos oficialmente no dia 8 de maio. Até esta data não há possibilidade de título, o que garante o pior ciclo da história.
O desalento colorado com a eliminação para o Juventude no Campeonato Gaúcho não é apenas pela expectativa de ter uma boa temporada em 2024. Sem a possibilidade de conquistar o título, a desclassificação decretou a maior período sem levantar uma taça na história do clube, chegando a oito anos. A decepção é reflexo do pior período na história do Inter com relação a troféus. A última vez que o torcedor colorado soltou o grito de campeão foi em 2016, com a conquista do Campeonato Gaúcho.

A atual sequência negativa do clube ultrapassa o maior período sem conquistas, entre os anos de 1962 e 1968, onde não levantou nenhuma taça. O último triunfo completa oito anos oficialmente no dia 8 de maio. Até esta data não há possibilidade de título, o que garante o pior ciclo da história.
Desde 2016, o Inter disputou 30 competições e não venceu nenhuma. Foram oito estaduais, oito Copas do Brasil, sete Campeonatos Brasileiros, quatro Libertadores, uma Sul-Americana, uma Primeira Liga e uma Série B. Neste período, o clube chegou próximo de quebrar este jejum, mas insucessos em finais e decepções nos pontos corridos impediram que o clube se livrasse essa maré ruim.
LEIA TAMBÉM: Após a eliminação traumática, Inter vive clima de decepção e cobrança

Em nível estadual, o Inter manteve a hegemonia entre 2011 e 2016, garantindo seis títulos seguidos. A dinastia colorada poderia ser até maior, mas em 2017 perdeu a final para o Novo Hamburgo, na decisão que iniciaria a seca de taças. O clube só voltou a disputar o título gaúcho em 2019, mas perdeu para o Grêmio nos pênaltis.

Na mesma temporada, o Inter teve uma ótima oportunidade de conquistar o primeiro título em três anos. O clube chegou à final da Copa do Brasil, mas foi derrotado em casa para o Athlético-PR. O vice na Copa do Brasil não foi o último fracasso em nível nacional. Na temporada seguinte, o Inter chegou com chances reais de título na última rodada do Brasileirão. Disputando o título com o Flamengo, o Inter precisava vencer o Corinthians no Beira-Rio para ser campeão, mas não conseguiu confirmar o resultado.
LEIA TAMBÉM: Jogadores do Inter cobraram Robert Renan e Mauricio após eliminação

A perda do título nacional de forma traumática em 2020 deixou marcas que permanecem até hoje. No Estatual, o clube chegou na final em 2021 e foi novamente derrotado pelo maior rival. A sequência de fracassos é alimentada pela falta de disputas de finais ou de ser um real competidor nos últimos três anos. Mesmo vice-campeão no Brasileirão de 2023, o Inter não chegou a ameaçar o campeão Palmeiras. Há três temporadas, o Colorado não chega em finais.

Apesar do histórico preocupante, a temporada atual ainda é promissora. Com um ótimo elenco e com um bom trabalho de Eduardo Coudet, comissão técnica e dirigentes estão confiantes que a maior seca da história possa chegar ao fim neste ano. O Colorado tem pela frente três oportunidades de título: Campeonato Brasileiro, Copa do Brasil e Sul-Americana.

Notícias relacionadas