Porto Alegre,

Anuncie no JC
Assine agora

Publicada em 07 de Março de 2024 às 18:43

Grêmio inaugura espaço exclusivo para torcedores autistas na Arena

Capitão do Grêmio e embaixador do projeto, Pedro Geromel esteve na inauguração

Capitão do Grêmio e embaixador do projeto, Pedro Geromel esteve na inauguração

Morgana Schuh/ Grêmio/JC
Compartilhe:
Gabriel Dias
A Arena do Grêmio inaugurou, nesta quinta-feira (7), o Camarote Espectro Azul, um espaço exclusivo e adaptado para acomodar e atender às necessidades de torcedores portadores do Transtorno do Espectro Autista (TEA) durante os jogos do Tricolor em Porto Alegre.A ideia surgiu a partir da família da gremista Lorena Alonso Pires, torcedora com autismo que criou a torcida Gremistas no Espectro. Em outubro de 2023, Grêmio e Arena Porto Alegrense assinaram o termo de compromisso que colocou em prática o Projeto Espectro Azul, culminando na total inauguração do espaço reservado para torcedores autistas e seus familiares.
A Arena do Grêmio inaugurou, nesta quinta-feira (7), o Camarote Espectro Azul, um espaço exclusivo e adaptado para acomodar e atender às necessidades de torcedores portadores do Transtorno do Espectro Autista (TEA) durante os jogos do Tricolor em Porto Alegre.

A ideia surgiu a partir da família da gremista Lorena Alonso Pires, torcedora com autismo que criou a torcida Gremistas no Espectro. Em outubro de 2023, Grêmio e Arena Porto Alegrense assinaram o termo de compromisso que colocou em prática o Projeto Espectro Azul, culminando na total inauguração do espaço reservado para torcedores autistas e seus familiares.
LEIA TAMBÉM: Portaluppi rebate críticas sobre derrota na Recopa Gaúcha e fecha treinos

A implementação de um espaço para torcedores diagnosticados com TEA não é novidade no Brasil, mas poucos estádios adaptaram sua estrutura para comportar a demanda de torcedores autistas. Além da Arena do Grêmio, a Neo Química Arena do Corinthians, o Couto Pereira do Coritiba, o Hailé Pinheiro do Goiás, o Morumbi do São Paulo e o Estádio do Café do Londrina, são outros estádios que possuem espaço semelhante ao implementado pelo Grêmio.

A implementação do projeto contou com eventos testes no camarote 52, espaço escolhido para comportar torcedores autistas, que ocorreram ao longo dos jogos da temporada passada e atual. Neste domingo, contra o Brasil de Pelotas, pelas quartas de final do Campeonato Gaúcho, o camarote receberá um grupo de torcedores para o teste final, já com as obras de adaptações constatadas ao longo do período de implementação do espaço concluídas.
LEIA TAMBÉM: Lateral Reinaldo sofre lesão no joelho e desfalca o Grêmio

Após a finalização dos evento-testes, os ingressos passarão a ser comercializados para os jogos na Arena do Grêmio. Para que o torcedor esteja habilitado a adquirir ingressos para o espaço, será necessário fazer um cadastro antecipado, comprovando a situação de autismo. A compra dos ingressos do portador e de familiares deve ser realizada com o login do torcedor cadastrado com autismo no site da Arena do Grêmio.

Notícias relacionadas