Porto Alegre,

Anuncie no JC
Assine agora

Publicada em 30 de Março de 2023 às 16:41

Segundo dia do South Summit é marcado por calor e filas

Os armazéns do Cais Mauá lotam rapidamente, o que gera longa espera

Os armazéns do Cais Mauá lotam rapidamente, o que gera longa espera

Mauro Belo Schneider/Divulgação/JC
Compartilhe:
Mauro Belo Schneider
Mauro Belo Schneider Editor-executivo
Quem está acompanhando as fotos à beira do Guaíba postadas por quem participa da segunda edição do South Summit Brazil em Porto Alegre nem imagina alguns perrengues que o público sedento por inovação precisa enfrentar. Como a quinta-feira foi de muito calor, com os termômetros próximos ao Cais Mauá marcando 30°C, a espera nas longas filas para assistir às palestras nos armazéns foi sofrida. Teve gente que recorreu às sombrinhas usadas no dia anterior para amenizar o sol na cabeça. Mas nada disso tirou a empolgação das pessoas, vindas de vários locais do mundo. A diversidade de temas marcou o segundo dia do evento. No início da tarde, por exemplo, era possível ouvir um dos maiores empresários do Brasil, Jorge Gerdau, falando no palco Arena sobre a necessidade de investir em educação enquanto, no armazém ao lado, a pernambucana Gabriela Alencar detalhava as estratégias do parque tecnológico de Recife, o Porto Digital, um dos mais antigos do País, com 23 anos. Durante a apresentação da nordestina, surgiu uma reflexão importante: será que os empreendedores devem apenas pensar em expandir para fora do Brasil? “Como atrair iniciativas globais, e não só levá-las para fora?”, questionou. E ela mesma respondeu: “trabalhando o capital humano”.
Quem está acompanhando as fotos à beira do Guaíba postadas por quem participa da segunda edição do South Summit Brazil em Porto Alegre nem imagina alguns perrengues que o público sedento por inovação precisa enfrentar. Como a quinta-feira foi de muito calor, com os termômetros próximos ao Cais Mauá marcando 30°C, a espera nas longas filas para assistir às palestras nos armazéns foi sofrida. Teve gente que recorreu às sombrinhas usadas no dia anterior para amenizar o sol na cabeça. Mas nada disso tirou a empolgação das pessoas, vindas de vários locais do mundo.

A diversidade de temas marcou o segundo dia do evento. No início da tarde, por exemplo, era possível ouvir um dos maiores empresários do Brasil, Jorge Gerdau, falando no palco Arena sobre a necessidade de investir em educação enquanto, no armazém ao lado, a pernambucana Gabriela Alencar detalhava as estratégias do parque tecnológico de Recife, o Porto Digital, um dos mais antigos do País, com 23 anos.

Durante a apresentação da nordestina, surgiu uma reflexão importante: será que os empreendedores devem apenas pensar em expandir para fora do Brasil? “Como atrair iniciativas globais, e não só levá-las para fora?”, questionou. E ela mesma respondeu: “trabalhando o capital humano”.
{'nm_midia_inter_thumb1':'https://www.jornaldocomercio.com/_midias/jpg/2023/03/30/206x137/1_image_50445569-10168451.jpg', 'id_midia_tipo':'2', 'id_tetag_galer':'', 'id_midia':'6425e4cbb2967', 'cd_midia':10168451, 'ds_midia_link': 'https://www.jornaldocomercio.com/_midias/jpg/2023/03/30/image_50445569-10168451.jpg', 'ds_midia': 'Os armazéns do Cais Mauá lotam rapidamente, o que gera longa espera', 'ds_midia_credi': 'Mauro Belo Schneider/Divulgação/JC', 'ds_midia_titlo': 'Os armazéns do Cais Mauá lotam rapidamente, o que gera longa espera', 'cd_tetag': '1', 'cd_midia_w': '800', 'cd_midia_h': '600', 'align': 'Left'}

São justamente esses contrastes que as cerca de 20 mil pessoas buscam no South Summit. O presidente do Banrisul, Claudio Coutinho, que participou do lançamento do novo edital de inovação do banco, considera o encontro não só um evento gaúcho, mas nacional. “Aqui você está realmente conectando empresários, investidores, gestores de fundos com as pessoas que querem correr riscos e fazer um negócio novo”, avalia. “Não basta a pessoa ser inovadora, ela vai precisar de mentoria, capital, experiência para estruturar um negócio. Isso tem aqui”, considera.

E se o South Summit concentra todos esses pontos, as marcas querem estar presentes e serem vistas. Por isso, entre uma palestra e outra, os participantes ganham latas do novo sabor da Coca-Cola, uma ação desenvolvida pela Coca-Cola FEMSA, fornecedora de bebidas oficial do evento. O Grupo Zaffari, por sua vez, entrou na onda das máquinas de bichinhos de pelúcia. Dezenas de pessoas aguardam sua vez para tentar pegar um esquilo (mascote da empresa) gratuitamente.
{'nm_midia_inter_thumb1':'https://www.jornaldocomercio.com/_midias/jpg/2023/03/30/206x137/1_image_50750721-10168467.jpg', 'id_midia_tipo':'2', 'id_tetag_galer':'', 'id_midia':'6425e4f8579fc', 'cd_midia':10168467, 'ds_midia_link': 'https://www.jornaldocomercio.com/_midias/jpg/2023/03/30/image_50750721-10168467.jpg', 'ds_midia': 'O Grupo Zaffari levou a máquina de pegar esquilo, seu mascote, para o South Summit', 'ds_midia_credi': 'Mauro Belo Schneider/Divulgação/JC', 'ds_midia_titlo': 'O Grupo Zaffari levou a máquina de pegar esquilo, seu mascote, para o South Summit', 'cd_tetag': '1', 'cd_midia_w': '800', 'cd_midia_h': '600', 'align': 'Left'}

Anúncios e celebrações também ocorrem fora dos palcos. A Ventiur comemorou seus 10 anos de atuação enquanto duas de suas startups viraram finalistas da competição de startups, a Trashin e a Digifarmz. A rede de investidores da Ventiur é composta por mais de 350 investidores que, no total, aportaram cerca de R$ 35 milhões nos últimos anos, gerando um portfólio total avaliado atualmente em aproximadamente R$ 800 milhões.

Nesta sexta-feira, a programação continua. O evento terminará no Cais, embora muitos estrangeiros e pessoas de fora do Estado devam estender sua estadia em Porto Alegre ao longo de fim de semana, como foi possível ouvir em rodas de conversas.

Notícias relacionadas