Porto Alegre,

Anuncie no JC
Assine agora

Publicada em 15 de Maio de 2025 às 14:41

IBM e governo do RS formalizam parceria na área de educação e empregabilidade

Governador Eduardo Leite participou de reunião no IBM Innovation Studio, em Nova York, no último dia da missão nos EUA

Governador Eduardo Leite participou de reunião no IBM Innovation Studio, em Nova York, no último dia da missão nos EUA

Mauricio Tonetto/Divulgação/JC
Compartilhe:
Fernanda Crancio
Fernanda Crancio Editora de Economia
De Nova York (EUA)
De Nova York (EUA)
Uma visita ao IBM Innovation Studio marcou a agenda da comitiva gaúcha em Nova York na manhã desta quinta-feira, 15 de maio, último dia da missão nos Estados Unidos. Os pontos altos do encontro foram a consolidação de um protocolo de intenções entre a empresa centenária de tecnologia e o governo  gaúcho na área de educação, para gerar oportunidades de inclusão digital e desenvolvimento da empregabilidade de jovens no Estado, e o avanço de parceria na área de monitoramento climático.
O anúncio foi feito por Flávia Freitas, líder de Responsabilidade Social Corporativa da IBM América Latina, e pelo diretor regional da IBM Brasil e líder das operações nos estados da Região Sul, Rodrigo Ortiz Borges, gaúcho, inclusive.
O protocolo com o governo estadual, por meio da Secretaria Extraordinária de Inclusão Digital e Apoio às Políticas de Equidade e com a Invest RS, será viabilizado por meio do IBM SkillsBuild, programa global e gratuito de educação da IBM, que combina conteúdos técnicos, como Inteligência Artificial, e o desenvolvimento de habilidades digitais. A plataforma oferece trilhas de aprendizagem online e experiências práticas, em colaboração com uma rede internacional de parceiros do setor público, privado e da sociedade civil.
Além de ampliar o acesso à educação tecnológica, o protocolo busca fomentar novas oportunidades de cooperação com organizações públicas, via secretarias, e sociais. "Na questão do protocolo, a IBM tem a sua plataforma de ensino, de multiplicação do conhecimento sobre tecnologia, que é o SkillsBuild, e o que nós estamos assinando justamente é trazermos essa plataforma também para o uso em termos de formação, não apenas de cidadãos gaúchos, mas dos professores e todos os usos possíveis dessa plataforma dentro do Estado", comentou o governador Eduardo Leite.
Além disso, a empresa, pioneira em computação quântica, apresenta experiências voltadas à inteligência climática, ou seja, ferramentas de monitoramento que podem ajudar a prever desastres climáticos como o ocorrido no Rio Grande do Sul em maio do ano passado, e apontar áreas mais propensas a chuvas e alagamentos, por exemplo. Essas soluções da IBM já estão em operação na cidade de Madri, na Espanha.
A comitiva gaúcha foi recepcionada na empresa por uma equipe de brasileiros, incluindo gaúchos como Borges, diretor regional da IBM Brasil e líder das operações nos estados do Paraná, Santa Catarina e no Rio Grande do Sul, que fizeram uma apresentação dos serviços e processos em computação quântica, Inteligência Artificial e IA Generativa.
Engenheiro e embaixador de computação quântica na IBM, Ulisses Melo reforçou que a computação quântica otimizará a atuação da IA e agilizará cada vez mais os processos.
Fornecedora e líder global em IA e nuvem híbrida, a IBM atua em mais de 175 países, com serviços para entidades governamentais e corporativas de diferentes setores, como instituições financeiras, telecomunicações e saúde. Segundo a empresa, o avanço das inovações da IBM em IA, computação quântica, soluções em nuvem para a indústria e consultoria são os principais produtos ofertados

A IBM no Rio Grande do Sul

A IBM está há 108 anos no Brasil e há 101 anos no Rio Grande do Sul. O Brasil foi o primeiro país fora dos EUA a ter uma operação da IBM, em 1917. Em 1924, foi inaugurada a operação em Porto Alegre, que foi a terceira a ser fundada pela IBM no País, atrás apenas de São Paulo e Rio de Janeiro, sendo hoje uma região considerada estratégica para crescimento do mercado de tecnologia. Desde então, a empresa mantém parcerias com diferentes instituições:
Parceria com Banrisul: sustentação das operações bancárias desde 1963, data da chegada do primeiro computador de grande porte (supercomputadores) ao Estado Atualmente, as organizações mantem contrato de acordo corporativo de hardware e software.
Parceria com a Procergs: contrato de operação e fornecimento de soluções de alta complexidade, como operações de supercomputadores, armazenamento de dados críticos e fornecimento de soluções de dados e IA. Em 2024, durante as enchentes, a IBM moveu a operação do Estado do RS para a cidade de Hortolândia, criando uma operação de recuperação por ocasião da catástrofe.

Governo do Estado: atua fortemente em todas as camadas do governo, fornecendo soluções de tecnologia para diversos órgãos e secretarias, como a Sefaz RS.
Sicredi: foi pioneiro no Sul em adoção de IA, desde 2016, sendo o primeiro caso mundial de governança de agentes de Inteligência Artificial no Brasil. Hoje, o banco Sicredi atende seus mais de 8 milhões de cooperados com a ajuda do Theo, assistente virtual.
Instituto Caldeira: parceria estratégica desde a fundação do Caldeira, em 2019, e vem fomentando a participação e alavancagem de negócios; também colaborando com a preparação de jovens para o mercado digital, oferecendo treinamentos gratuitos em IA para estudantes por meio do IBM SkillsBuild, objetivo de capacitar 7 mil pessoas.

Notícias relacionadas