Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Coronavirus

- Publicada em 09 de Agosto de 2021 às 11:34

Hospital Conceição confirma 54 casos de Covid-19 causados por surto

Cenário obrigou reabertura de três unidades de internação que já haviam sido fechadas

Cenário obrigou reabertura de três unidades de internação que já haviam sido fechadas


MARIANA ALVES/JC
Juliano Tatsch
O Grupo Hospitalar Conceição (GHC) confirmou na manhã desta segunda-feira (9), por meio de sua assessoria, que o número de pessoas contaminadas por um surto do novo coronavírus no Hospital Nossa Senhora da Conceição subiu para 54. São 39 pacientes e 15 profissionais da saúde infectados pelo vírus até o momento. Até o domingo (8), eram 12 profissionais contaminados. 
O Grupo Hospitalar Conceição (GHC) confirmou na manhã desta segunda-feira (9), por meio de sua assessoria, que o número de pessoas contaminadas por um surto do novo coronavírus no Hospital Nossa Senhora da Conceição subiu para 54. São 39 pacientes e 15 profissionais da saúde infectados pelo vírus até o momento. Até o domingo (8), eram 12 profissionais contaminados
Apesar do aumento, conforme a coordenadora do Serviço de Epidemiologia do Hospital Nossa Senhora Conceição, Ivana Varella, o surto está sob controle. “Não surgiram novos casos de pacientes hoje”, afirma a médica.
Conforme Ivana, o Conceição conta com oito áreas de pacientes e cinco áreas de profissionais da saúde. “Até ontem (domingo), era 12 profissionais de quatro áreas. Hoje são 15 profissionais de cinco áreas. Com os pacientes, continua igual ao domingo, 39 pessoas de oito áreas”, esclarece.
Pelo menos quatro dos contaminados já tiveram confirmação de casos compatíveis co a variante delta do novo coronavírus. Ainda há a necessidade de confirmação por parte da Fiocruz, mas com base na positividade das quatro amostras de sequenciamento genético do Laboratório Central do Estado (Lacen/RS), a Secretaria Estadual da Saúde (SES-RS) confirma o indicativo de surto.
"A Vigilância de Porto Alegre e o Hospital Conceição têm repassado as informações sobre a situação e as ações realizadas ao Centro Estadual de Vigilância em Saúde (CEVS). Com isso, a Secretaria da Saúde acompanha a investigação e as ações relacionadas aos casos. A vigilância estadual, com base na análise do sequenciamento parcial realizado em seus laboratórios, classifica a situação como surto por Covid-19, provavelmente devido a variante delta do vírus", afirma a SES-RS, em nota, reforçando que os indícios apontam para um surto causado por uma variante mais transmissível. "Considerando as medidas propostas para evitar maior disseminação do vírus, as precaução e os cenários avaliados, o manejo e a precaução são realizados admitindo que o surto esteja acontecendo devido a um vírus com alta capacidade de transmissibilidade - diferente dos outros surtos que foram acompanhados", completa a secretaria.
Em razão dos casos, três unidades de internação Covid voltaram a ser ativadas no sábado (7). De acordo com o diretor-presidente do GHC, Cláudio Oliveira, as unidades reabertas são de leitos clínicos. "Já estávamos alterando voltando a atender os casos não-Covid, e deixando apenas uma enfermaria para Covid. Tivemos que retornar com enfermarias Covid para atender o surto", disse o diretor.
A reportagem do Jornal do Comércio tentou contato com a Associação dos Servidores do GHC, por meio de seu presidente, Arlindo Ritter, para comentar a situação, mas não obteve retorno.
Conteúdo Publicitário
Leia também
Comentários CORRIGIR TEXTO