Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Coronavirus

- Publicada em 08 de Agosto de 2021 às 17:22

GHC confirma quatro novos casos e soma 51 contaminados em surto de Covid-19

Para tentar controlar o surto, visitas, cirurgias e novas internações foram suspensas no GHC

Para tentar controlar o surto, visitas, cirurgias e novas internações foram suspensas no GHC


JOYCE ROCHA/JC
Fernanda Crancio
O número de infectados no surto de Covid-19 registrado nesta semana no Grupo Hospitalar Conceição (GHC) segue aumentando. Neste domingo (8), a direção da instituição confirmou quatro novos casos entre pacientes, segundo rastreio do Controle de Infecção do Hospital Conceicão. Com isso, já são 51 casos contabilizados, 12 são funcionários e 39 pacientes de diferentes alas.
O número de infectados no surto de Covid-19 registrado nesta semana no Grupo Hospitalar Conceição (GHC) segue aumentando. Neste domingo (8), a direção da instituição confirmou quatro novos casos entre pacientes, segundo rastreio do Controle de Infecção do Hospital Conceicão. Com isso, já são 51 casos contabilizados, 12 são funcionários e 39 pacientes de diferentes alas.
Nesta segunda-feira (9), segundo colaboradores do GHC, pelo menos outros cinco servidores da Oncologia do hospital deverão realizar exame para a Covid-19. Um deles apresenta sintomas gripais, o que coloca o grupo em alerta.
Segundo o diretor-presidente do GHC, Cláudio Oliveira, os quatro pacientes que testaram positivo neste domingo estão assintomáticos. "Eles estão clinicamente bem e já encontram-se isolados, sem sintomas", afirma.
Do total de contaminados no hospital, pelo menos quatro já tiveram confirmação de casos compatíveis com a variante Delta do coronavírus. De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde (SES), como a Vigilância Sanitária já havia reconhecido a positividade das quatro amostras de sequenciamento genético do Laboratório Central do Estado (Lacen/RS), há indicativo de surto.
"Apesar da necessidade de confirmação na Fiocruz, esse resultado oferece subsídios ao serviço e à Vigilância Sanitária para que sejam adotadas as medidas de contenção e prevenção de disseminação dentro do tempo oportuno. Ou seja, a Vigilância assume a existência da variante Delta com base na análise de sequenciamento realizada pelo Lacen", diz a assessoria da SES.
Segundo funcionários do GHC, três unidades de internação Covid que havIam sido desativadas no hospital, por baixa demanda, já foram reativadas no sábado (7), em decorrência do surto. "Ou é precaução ou está aumentando muito rápido o número de positivos no hospital", comenta uma servidora que prefere não ser identificada.
Oliveira confirma a retomada das alas para atendimento aos pacientes com Covid-19. Segundo ele, no entanto, são apenas leitos clínicos reabertos para atender às vítimas do surto, já que nenhum paciente necessitou de transferência para a UTI, até o momento. "Já estávamos alterando voltando a atender os casos não-Covid, e deixando apenas uma enfermaria para Covid. Tivemos que retornar com enfermarias Covid para atender o surto", comenta o diretor.
Entre os funcionário, no entanto, há suspeita de que o surto possa ter surgido no final do mês passado. Isso porque no dia 29 de julho, o técnico de enfermagem Rogério Daitch foi internado com Covid, falecendo na última quarta-feira (4). Colegas dele contam que os sintomas surgiram no final de junho, mas que o servidor negativou em dois testes realizados no início de julho. Apesar de seguir com sintomas, voltou a trabalhar e acabou internado com Covid confirmada há cerca de 10 dias.
Segundo colaboradores do hospital, pelo menos três dos funcionários que estão com Covid já haviam sido vacinados, o que amplia a suspeita de que o novo surto seja da variante Delta, mais transmissível.
A reportagem tentou contato com a Associação dos Servidores do Grupo Hospitalar Conceição (Aserghc), mas não obteve retorno. No site e nas redes sociais do grupo há registro do falecimento de Daitch, em postagem realizada na sexta-feira (6). "É com grande tristeza que comunicamos o falecimento do colega Rogério Daitch. Rogério era técnico de enfermagem do 4B2 e faleceu na última quarta-feira (4) em decorrência de complicações da Covid-19. Rogério, como todos profissionais de saúde, foi incansável no combate à pandemia e será lembrado por sua dedicação e generosidade".
De acordo com Oliveira, a emergência do hospital não tem recebido demanda de novos casos Covid, nem as Unidades de Pronto Atendimento(UPAs) e Unidades Básicas de Saúde(UBSs).
Por conta das contaminações, tanto as visitas quanto as cirurgias e novas internações foram suspensas por tempo indeterminado no GHC, com o intuito de restringir o acesso ao local, até que o surto seja controlado. A emergência do hospital está atendendo somente os casos graves enviados pelo Samu.
O Hospital Vila Nova, na zona Sul de Porto Alegre, que também registrou surto de Covid-19 nesta semana, segue monitorando os 29 pacientes e 14 funcionários que testaram positivo. Segundo a assessoria da instituição, novos casos não foram detectados ao longo do final de semana.
Conteúdo Publicitário
Leia também
Comentários CORRIGIR TEXTO