Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Minuto Varejo

- Publicada em 21 de Setembro de 2022 às 03:00

Empreendimentos despontam em áreas com potencial de fluxo na RMPA e no Litoral

Área em Viamão desponta como uma das regiões para atrair novas construção de varejo

Área em Viamão desponta como uma das regiões para atrair novas construção de varejo


PATRÍCIA COMUNELLO/ESPECIAL/JC
Patrícia Comunello
Novos polos de varejo que vêm sendo erguidos vão além de Porto Alegre. Na Região Metropolitana e no Litoral Norte, despontam projetos em plena execução e outros que foram entregues no segundo semestre deste ano. Um dos focos é diversificar opções e agregar diversidade de negócios.
Novos polos de varejo que vêm sendo erguidos vão além de Porto Alegre. Na Região Metropolitana e no Litoral Norte, despontam projetos em plena execução e outros que foram entregues no segundo semestre deste ano. Um dos focos é diversificar opções e agregar diversidade de negócios.
A receita básica envolve área com potencial de atrair fluxo de consumo, carência de comércio e marcas conhecidas com força de venda.
Em Viamão, uma porção de 14 mil metros quadrados, boa parte com construções em uma área de seis hectares, em frente à RS-040 e no acesso à cidade, desponta como centro de comércio e serviços.
Há 15 anos, o Maxxi Atacado foi implantado. Depois, mais recentemente, chegou a varejista Havan. Em julho, a Cassol Centerlar abriu unidade ao lado a coirmã catarinense. As duas ocuparam 7 mil metros quadrados. Mais operações estão surgindo.
"A ideia é montar um mix de um polo de comércio, serviços e alimentação", define José Allem, sócio-diretor da Allem Participações, dona do ativo imobiliário.
Na configuração da extensa área, quase toda ocupada, o grupo construtor e proprietário combina tanto a entrega do imóvel sob medida, como foi com o Maxxi Atacado, ex-grupo BIG e agora Carrefour, como permuta com a obra sob responsabilidade do operador, caso da Havan.
Até o fim do ano, uma loja da rede Cobasi, com 1,1 mil metros quadrados, estará pronta, projeta Allem. A obra está a pleno vapor.
Da área que pode ter empreendimentos, conforme o licenciamento da prefeitura, restam 4 mil metros quadrados, que reúne módulos com dimensões de 200 metros quadrados reservados a um perfil multiuso, combinando farmácia, outras lojas e alimentação.
{'nm_midia_inter_thumb1':'https://www.jornaldocomercio.com/_midias/jpg/2022/09/08/206x137/1_minuto_varejo_cassol_canoas-9757039.jpg', 'id_midia_tipo':'2', 'id_tetag_galer':'', 'id_midia':'631a4c1fa967d', 'cd_midia':9757039, 'ds_midia_link': 'https://www.jornaldocomercio.com/_midias/jpg/2022/09/08/minuto_varejo_cassol_canoas-9757039.jpg', 'ds_midia': 'Complexo de grupo catarinense em Canoas terá ainda um Park Mall', 'ds_midia_credi': 'CASSOL CENTERLAR/DIVULGAÇÃO/JC', 'ds_midia_titlo': 'Complexo de grupo catarinense em Canoas terá ainda um Park Mall', 'cd_tetag': '1', 'cd_midia_w': '800', 'cd_midia_h': '450', 'align': 'Left'}
Cassol Centerlar vai abrir a terceira loja de 2022 no RS, agora em área emergente de Canoas. Foto: Cassol/Divulgação 
"Tem rede de vestuário interessada e de fast-food. Podemos montar um food hall, a região tem carência de operações desse tipo, como opção de lazer", aposta o sócio-diretor da Allem.
 
Com as mudanças e os investimentos esperados pelo Carrefour, novo dono do Maxxi Atacado, a empresa espera que possa ter demanda para a revitalização do prédio.
 
Em Canoas, a Cassol Centerlar também coloca em operação nova unidade. Será a terceira concluída este ano no Estado, com abertura este mês. Além da loja focada em materiais de construção, será feito um Park Mall ao lado, com outros varejos, um dos tipos de centros comerciais da rede. O Park Mall deve ficar pronto em 2023.
 
O CEO da Cassol, Rodrigo Seara Cassol, projeta mais 10 filais da marca entre RMPA, Serra Gaúcha e vales, no Centro, até 2025. Com isso, serão até R$ 150 milhões em aportes e 500 a 600 vagas de emprego. Os destinos mapeados são de cidades com mais de 100 mil habitantes e até 200 quilômetros do centro de distribuição (CD) que fica em Canoas.
 
No Litoral Norte, mais grupos supermercadistas investiram em novos projetos em atacarejos, segmento que mais cresce no setor. Tramandaí é um dos destinos.
 
A rede Macromix, do Unidasul, abriu filial no começo de setembro. O Unidasul vai erguer outra loja em Imbé.
 
A Comercial Zaffari, de Passo Fundo, está erguendo um Stok Center, na cidade, que abre este ano. 
 
Leia mais:
Conteúdo Publicitário
Leia também
Comentários CORRIGIR TEXTO