A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) sinalizou que deve aprovar um reajuste para a CEEE Equatorial de efeito médio nas tarifas a ser percebido pelos consumidores de 19,53%. A decisão oficial sairá apenas durante a reunião da diretoria do órgão regulador marcada para terça-feira (18), contudo o percentual já consta na minuta do voto do processo, que tem como relator o diretor da agência, Gentil Nogueira de Sá Júnior.
Confirmada a posição prévia da Aneel, o efeito na conta de luz para os consumidores conectados na alta tensão (indústrias) da distribuidora gaúcha será de 12,36%, em média. Já para os clientes ligados na baixa tensão será por volta de 21,82%. Para a classe residencial (B1), o impacto deve ser de 21,76%. O reajuste da concessionária começa a vigorar no próximo dia 22.
A CEEE Equatorial fornece energia para 72 municípios do Rio Grande do Sul espalhados pelas regiões Metropolitana (inclusive Porto Alegre), Sul, Centro-Sul, Campanha, Litoral Norte e Sul. No ano passado, a concessionária teve um reajuste de efeito médio de 4,67%, sendo um incremento de 4,23% para os clientes residenciais. O consumo de energia elétrica em sua área de concessão representa um faturamento anual da ordem de R$ 5,3 bilhões para a distribuidora gaúcha.