Porto Alegre,

Anuncie no JC
Assine agora

Publicada em 27 de Outubro de 2025 às 07:58

Tumelero fechada na Zona Sul de Porto Alegre dará lugar à expansão de escola vizinha

Faixa onde era a Tumelero confirma informação do uso do imóvel pelo Leonardo Da Vinci

Faixa onde era a Tumelero confirma informação do uso do imóvel pelo Leonardo Da Vinci

Mauro Belo Schneider/Especial/JC
Compartilhe:
Mauro Belo Schneider
Mauro Belo Schneider Editor-executivo
Uma faixa na frente da Tumelero fechada na avenida Icaraí, na Zona Sul de Porto Alegre, revela o novo ocupante do ponto. O colégio Leonardo Da Vinci, vizinho da antiga loja de materiais de construção, usará o local para ampliar sua operação. “A partir de 2026, o Colégio Leonardo da Vinci Beta passará a ocupar uma área total de 14.870m², somando os 8.880m² da estrutura atual aos 5.989m² do novo imóvel. O terreno já conta com uma edificação de 3.591,98m², que passará por um retrofit completo”, informa a escola por meio da assessoria de comunicação do Grupo Raiz. O espaço, anteriormente ocupado pela loja Tumelero, será adaptado para criar salas de aula específicas para cada etapa da educação básica. Entre os principais avanços previstos estão: nova área exclusiva para Educação Infantil com Cidadezinha, novo Laboratório de Ciências e Espaço Maker, auditório ampliado e modernizado, nova recepção e áreas administrativas/pedagógicas, ampliação dos pátios e criação de mais uma quadra poliesportiva e drive-thru para embarque e desembarque, com fluxos mais seguros e eficientes.
Uma faixa na frente da Tumelero fechada na avenida Icaraí, na Zona Sul de Porto Alegre, revela o novo ocupante do ponto. O colégio Leonardo Da Vinci, vizinho da antiga loja de materiais de construção, usará o local para ampliar sua operação.

“A partir de 2026, o Colégio Leonardo da Vinci Beta passará a ocupar uma área total de 14.870m², somando os 8.880m² da estrutura atual aos 5.989m² do novo imóvel. O terreno já conta com uma edificação de 3.591,98m², que passará por um retrofit completo”, informa a escola por meio da assessoria de comunicação do Grupo Raiz.

O espaço, anteriormente ocupado pela loja Tumelero, será adaptado para criar salas de aula específicas para cada etapa da educação básica. Entre os principais avanços previstos estão: nova área exclusiva para Educação Infantil com Cidadezinha, novo Laboratório de Ciências e Espaço Maker, auditório ampliado e modernizado, nova recepção e áreas administrativas/pedagógicas, ampliação dos pátios e criação de mais uma quadra poliesportiva e drive-thru para embarque e desembarque, com fluxos mais seguros e eficientes.
Estrutura atual na avenida Icaraí tem 8.880m²  | Mauro Belo Schneider/Especial/JC
Estrutura atual na avenida Icaraí tem 8.880m² Mauro Belo Schneider/Especial/JC


“Nosso objetivo é oferecer uma estrutura mais completa e acolhedora, ampliando as possibilidades de aprendizagem, integração e desenvolvimento para alunos, famílias e educadores”, complementa o colégio.

No ano passado, o Leonardo da Vinci também fez mudanças em sua sede da unidade Alfa, quando foi transferido da rua Cabral para onde era o Centro Universitário Metodista IPA.

A Tumelero anunciou o fechamento de lojas em fevereiro passado. As unidades que deixaram de funcionar foram as localizadas nos municípios de Pelotas, Rio Grande, Bagé, Viamão, Santo Ângelo, Passo Fundo, Bento Gonçalves, Caxias do Sul, Cachoeirinha e Porto Alegre (Centro e bairro Cristal).

Notícias relacionadas