O Instituto de Estudos Empresariais (IEE) abriu neste sábado (27), em parceria com a Rede Calábria e o Instituto Atlantos, a programação da Trilha Protagonistas 2025, que congrega todos os projetos sociais da entidade. Nesta abertura foi realizado o evento Empreendedores do Amanhã, que tem o objetivo de despertar desde o início o interesse dos jovens pelo seu próprio protagonismo, com foco em empreendedorismo, educação financeira, mundo do trabalho e diversas histórias de vida. As informações são da assessoria de imprensa do IEE.
O empreendedor e investidor Alex Vilela foi o primeiro a palestrar. Ele falou sobre a sua trajetória desde o nascimento, em uma família muito pobre da periferia de São Paulo, sem dinheiro para comprar roupas nem comida – necessitando da ajuda de outras pessoas para sobreviver. "A roupa era do vizinho, os tênis vinham não sei de quem. A gente comia o que sobrava da escola, que eu trazia em um tupperware", relatou.
Vilela começou a trabalhar como vendedor de balas nas ruas, e aos poucos foi investindo seu dinheiro no mercado financeiro até chegar ao primeiro milhão. "A oportunidade que vocês estão tendo hoje é incrível. Pode mudar a vida de vocês", disse para a plateia, composta por jovens de 17 a 23 anos, formados ou cursando o Ensino Médio, moradores da zona sul de Porto Alegre e integrantes de famílias com renda de até dois salários mínimos por mês.
Um ponto alto do evento, realizado na AABB, em Porto Alegre, foi a dinâmica em que os estudantes, divididos em cerca de 20 grupos, simulavam que eram gestores de uma empresa. Eles deviam decidir sobre o que produzir e definir o preço de venda do bem ou serviço. No meio do caminho, porém, tinham de tomar múltiplas decisões envolvendo as finanças da empresa.
O presidente do IEE, Tiago Dinon Carpenedo, celebrou o engajamento dos estudantes e a qualidade do conteúdo transmitido a eles. "A Trilha Protagonistas começou com o pé direito, com a realização do Empreendedores do Amanhã. Os jovens saem daqui com uma visão mais concreta das oportunidades de desenvolvimento pessoal e profissional", afirmou.
A seguir, os representantes das empresas Grupo Agros e Maxiforja, Lucas Broch e Fletcher Silva, respectivamente, também descreveram suas trajetórias. Coordenadora do IEEImpacto, o braço social do IEE, Amanda Cornélio ressaltou a importância de apresentar as histórias de vida de pessoas que superaram dificuldades e realizaram seus sonhos. "Os desafios para quem está começando a carreira são enormes. O que estamos fazendo é conectar quem tem experiência com quem está começando", explicou.
A última palestra coube à advogada Carol Silva, que prestou um testemunho emocionante sobre a vida dura que levou até conseguir alcançar seus objetivos, desde a juventude muito pobre no Mato Grosso do Sul, onde começou a trabalhar aos 12 anos. "Seja protagonista da sua história. Não importa de onde você vem ou o que aconteça. Se consegui uma vida materialmente boa, foi pelo meu esforço, eu abri caminho por mim mesma", revelou, sob aplausos da plateia.
- LEIA TAMBÉM: BC limita a R$ 15 mil valor de TED e Pix para instituições que usam empresas de serviços de tecnologia
Atividades culminam no Fórum da Liberdade 2026
Na sequência do Empreendedores do Amanhã, a Trilha Protagonistas 2025 terá em outubro e novembro o Professor Voluntário, iniciativa que foca na educação financeira em escolas públicas, e o Pílulas Empreendedoras, que será realizado pela primeira vez este ano. O Pílulas Empreendedoras consiste em encontros entre empreendedores de destaque no mercado e os jovens, proporcionando trocas reais de experiências, referências inspiradoras e insights valiosos sobre carreira, cidadania e empreendedorismo.
Em dezembro, ocorrerá o Jovem-Sombra, que é mais uma novidade do IEEImpacto, e o segundo e último dia do Empreendedores do Amanhã. O Jovem-Sombra é uma oportunidade para os jovens acompanharem profissionais durante um dia, vivenciando na prática a rotina, os desafios e as oportunidades reais do mercado de trabalho.
Em 9 e 10 de abril de 2026, a Trilha se encerra com a participação dos jovens na 39ª edição do Fórum da Liberdade, tradicional evento organizado pelo IEE e considerado o maior palco de debates da América Latina sobre economia, política, empreendedorismo, liberdade e os principais temas da atualidade.