A Caixa Econômica Federal começa a pagar o Bolsa Família de junho nesta segunda-feira (16). Os valores serão depositados de forma escalonada nos últimos dez dias úteis do mês, tendo como base o final do Número de Identificação Social (NIS). O calendário termina no dia 30 de junho.
Beneficiários que residam em municípios em situação de emergência ou em estado de calamidade pública deverão receber o auxílio no primeiro dia do calendário. Neste mês ele será antecipado para alguns municípios dos estados de Alagoas, Amazonas, Paraná, Roraima, São Paulo e Sergipe.
- LEIA MAIS: Servidores públicos do RS são vítimas de fraude envolvendo descontos na folha de pagamento
Neste mês também será feito o pagamento do Vale Gás, repassado a cada dois meses. O valor será de R$ 108. A base é o preço médio do botijão de 13 kg nos últimos seis meses, conforme dados da Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP).
As famílias que fazem parte do programa devem ter seus documentos e dados sobre renda atualizados no Cadastro Único (CadÚnico) a cada 24 meses para evitar que sejam removidas do Bolsa Família.
Para isso, é necessário que o responsável pela unidade familiar vá até um posto de atendimento socioassistencial, como o Centro de Referência de Assistência Social (Cras), ou posto de atendimento do Cadastro Único, para atualizar as informações cadastrais.
Ao todo, cerca de 20,5 milhões de famílias recebem o Bolsa Família em junho e 5,3 milhões serão beneficiadas com o Auxílio Gás. Os beneficiários podem consultar as informações das parcelas nos aplicativos Bolsa Família, Caixa Tem, pelo Portal Cidadão ou pelo telefone 111.
Confira o calendário do Bolsa Família e do Auxílio Gás de junho:
Final do NIS - Data de pagamento
- 1 - 16 de junho
- 2 - 17 de junho
- 3 - 18 de junho
- 4 - 20 de junho
- 5 - 23 de junho
- 6 - 24 de junho
- 7 - 25 de junho
- 8 - 26 de junho
- 9 - 27 de junho
- 0 - 30 de junho
Calendário dos próximos meses
Mês - Período de pagamento - do NIS final 1 ao NIS final 0
- Julho - dia 18 a 31
- Agosto - dia 18 a 29
- Setembro - dia 17 a 30
- Outubro - dia 20 a 31
- Novembro - dia 14 a 28
- Dezembro - dia 10 a 23
Mas, o que é o Bolsa Família?
O Bolsa Família, iniciativa que nasceu no Programa Fome Zero em 2003, é um programa de transferência de renda destinado a famílias em situação de pobreza e extrema pobreza. Ele é pago pela Caixa Econômica Federal, mas a sua gestão é feita pelo Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS).
Famílias que estão inscritas no CadÚnico e que tenham renda familiar per capita (por pessoa) igual ou inferior a R$ 218 por mês são elegíveis ao programa.
- LEIA MAIS: Haddad diz que medidas atendem meta de 2025 e cita dividendos extraordinários e PL do óleo
Para calcular o valor, é necessário somar os rendimentos de todas as pessoas que moram na mesma casa, sejam elas pais, cônjuges, companheiros, filhos, enteados ou irmãos e dividir pelo número de pessoas.
Não devem ser incluídos no cálculo indenizações por danos materiais ou morais, benefícios pagos pelo poder público de forma temporária e quantias recebidas em programas de transferência de renda (como o próprio Bolsa Família).
Agências