Porto Alegre,

Anuncie no JC
Assine agora

Publicada em 06 de Junho de 2025 às 08:35

Crea-RS destaca necessidade de resiliência na Região Sul do RS

Matheus Borges, do Crea-RS destaca a importância de pensar em ações de resiliência climática para as Regiões Sul, Centro-Sul, Campanha e Fronteira Oeste

Matheus Borges, do Crea-RS destaca a importância de pensar em ações de resiliência climática para as Regiões Sul, Centro-Sul, Campanha e Fronteira Oeste

Tânia Meinerz/JC
Compartilhe:
Ana Stobbe
Ana Stobbe Repórter
Embora não tenha sido diretamente atingida pelas enchentes de maio de 2024, a cidade de Bagé vem sendo fustigada por eventos climáticos há quatro anos do ponto de vista agrícola. Afinal, além das consecutivas estiagens, parte da safra do ano passado foi fustigada pelo excesso de chuva. O tema foi amplamente discutido no primeiro encontro da edição de 2025 do Mapa Econômico do RS, realizado pelo Jornal do Comércio no Palacete Pedro Osório, em Bagé, nesta quinta-feira, 5 de junho. Nesse cenário, o engenheiro e assessor técnico da presidência do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Estado (Crea-RS), Matheus Borges, considera ser importante pensar em ações de resiliência climática para as Regiões Sul, Centro-Sul, Campanha e Fronteira Oeste. "Essa região de Bagé enfrentou muitos problemas no ano passado. Hoje, um ano depois, precisamos ter um olhar atento para essas questões enfrentadas e pensar na resiliência dos municípios, inclusive na logística da malha viária e na questão do agronegócio", pontuou.
Embora não tenha sido diretamente atingida pelas enchentes de maio de 2024, a cidade de Bagé vem sendo fustigada por eventos climáticos há quatro anos do ponto de vista agrícola. Afinal, além das consecutivas estiagens, parte da safra do ano passado foi fustigada pelo excesso de chuva. O tema foi amplamente discutido no primeiro encontro da edição de 2025 do Mapa Econômico do RS, realizado pelo Jornal do Comércio no Palacete Pedro Osório, em Bagé, nesta quinta-feira, 5 de junho.

Nesse cenário, o engenheiro e assessor técnico da presidência do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Estado (Crea-RS), Matheus Borges, considera ser importante pensar em ações de resiliência climática para as Regiões Sul, Centro-Sul, Campanha e Fronteira Oeste. "Essa região de Bagé enfrentou muitos problemas no ano passado. Hoje, um ano depois, precisamos ter um olhar atento para essas questões enfrentadas e pensar na resiliência dos municípios, inclusive na logística da malha viária e na questão do agronegócio", pontuou.

Notícias relacionadas