De Bagé
O empresário Lindonor Peruzzo Júnior, da Rede Peruzzo, reclamou, durante painel do Mapa Econômico RS, em Bagé, nesta quinta-feira (5), da situação das rodovias do Estado. Ao classificá-las como precárias, disse que a diversificação de modais reduziria o valor do frete. "Nossa matriz é totalmente rodoviária", argumentou.
A questão logística, para ele, é um dos desafios que precisam ser superados para o desenvolvimento da Região Sul. "A BR-290, que ainda não é duplicada, está em duplicação de forma lenta. É um desafio para que caminhões cheguem com qualidade e consigam abastecer as famílias", citou.
Peruzzo Junior lembrou, ainda, que a BR-116 precisa ter sua duplicação concluída e que as ferrovias deveriam receber atenção. "O término da concessão com a (empresa) Rumo acaba em fevereiro de 2027. Isso ajudaria a desenvolver nossa região", considera, sobre um avanço sobre trilhos.
O executivo, que será o novo presidente da Associação Gaúchas de Supermercados (Agas) a partir de setembro, compartilhou dados de seu setor. Segundo ele, é um segmento que emprega acima de 170 mil profissionais, gerando 15% do primeiro emprego, tendo, portanto, um papel social. "Quatro milhões de clientes passam por dia nas nossas lojas", mensurou.
A falta de mão de obra foi citada por Peruzzo como um dos obstáculos a serem superados na região, assim como a distância com Porto Alegre.
A falta de mão de obra foi citada por Peruzzo como um dos obstáculos a serem superados na região, assim como a distância com Porto Alegre.