Porto Alegre,

Anuncie no JC
Assine agora

Publicada em 27 de Maio de 2025 às 17:40

Connection Terroirs valoriza produtos de regiões geográficas

este ano, a programação acontecerá entre os dias 28 e 31 de maio, na Rua Coberta, Praça Major Nicoletti e Palácio dos Festivais, em Gramado

este ano, a programação acontecerá entre os dias 28 e 31 de maio, na Rua Coberta, Praça Major Nicoletti e Palácio dos Festivais, em Gramado

Rafael Cavalli/Divulgação/JC
Compartilhe:
Roberto Hunoff
Roberto Hunoff Jornalista
de Caxias do Sul
de Caxias do Sul
Potencializar e fomentar a comercialização dos produtos com certificação de Indicação Geográfica (IG) brasileiros, gerar oportunidades de negócios, desenvolver o potencial turístico dos locais onde existe produção certificada, compartilhar conteúdo de qualidade e valorizar a agricultura familiar e a territorialidade. Estes são os principais objetivos do Connection Terroirs do Brasil.
O evento é uma iniciativa da Rossi e Zorzanello com correalização do Sebrae. Neste ano, a programação acontecerá entre os dias 28 e 31 de maio, na Rua Coberta, Praça Major Nicoletti e Palácio dos Festivais, em Gramado. Esta será a oitava edição do Connection, sendo a terceira com a temática "Terroirs do Brasil", e já se consagrou como a principal vitrine dos produtos de origem no país. A abertura oficial está marcada para a noite desta quarta-feira, no Palácio dos Festivais.

Atualmente, existem 131 produtos certificados pelo Instituto Nacional de Propriedade Intelectual (INPI). Destas, 45 estão confirmadas no evento. Os produtos de Indicação Geográfica carregam na essência as características únicas da região de origem. Esse reconhecimento atesta a autenticidade e a qualidade associadas a fatores naturais e culturais específicos, como clima, solo, relevo e tradições locais.
"São produtos únicos. A gente pode até pegar a receita do queijo da Canastra em Minas Gerais ou do queijo da Serra Gaúcha e tentar reproduzir em qualquer lugar do mundo. Nunca vai ficar igual exatamente por conta dos elementos geográficos e naturais que fazem parte de todo o processo de produção, além do saber fazer, e isso acontece com todos os IGs, por isso são tão exclusivos", explica a CEO do evento, Marta Rossi.

Um dos destaques do Connection é a exposição de produtos certificados que ocorre na quinta, sexta e sábado e têm acesso gratuito ao público na Rua Coberta. Os visitantes podem degustar e comprar os produtos expostos. Também haverá exposições de produtos de agroindústrias familiares de Gramado e com o Selo Sabor Gaúcho.

O público ainda poderá participar da arena gastronômica com chefs renomados, wine bar com degustação de vinhos certificados, arena de cafés de origem controlada com degustação guiada, exposição de obras de artistas plásticos e sessão de autógrafos com escritores da região. Existe um espaço que destaca os melhores cafés brasileiros (no ano passado foram servidos mais de 500 litros de cafés para o público).

Também serão apresentadas 10 palestras no Palácio dos Festivais, nas manhãs de quinta e sexta, sobre temas como valorização da marca, sustentabilidade, cooperativismo, mercado de experiências e a força da origem, entre outros. Para esta parte do evento, o participante precisa se inscrever no link.

A artista visual Jeannine Krischke fará uma exposição com obras têxteis autorais selecionadas das coleções de artes vestíveis. Serão expostas obras elaboradas com ênfase na preservação ambiental, representando os biomas Mata Atlântica, Amazônia e Pampa Gaúcho. O trabalho é feito em arte têxtil unindo artesanato e tecnologia, fruto de pesquisas e experimentações estética e ecológica. Os vestíveis são concebidos como arte em movimento, que ampliam as possibilidades de educação patrimonial e ambiental, valorizando o território, fazendo conexão com o turismo e promovendo a economia criativa.

Notícias relacionadas