De Nova York (EUA)
Neste domingo, 11 de maio, dia que abre oficialmente a programação da missão capitaneada pelo governador Eduardo Leite aos Estados Unidos, a única agenda do grupo gaúcho em Nova York será uma reunião de alinhamento entre os participantes da programação. O roteiro se estende até quinta-feira (15) nos Estados Unidos. O encontro está previsto para iniciar a partir das 17h do horário local (16h no horário de Brasília), no Hotel Central Park, em Manhattan.
A atividade antecede uma série de reuniões e painéis com foco na retomada econômica do Estado, e contará ainda com a participação de secretários e representantes de pastas estaduais, deputados, empresários.
A semana terá programação intensa, com cerca de 20 compromissos em 4 dias de atividades, com destaques para a inserção do Estado na programação da Brazilian Week, evento tradicional na agenda de negócios norte-americana, e na promoção do RS Day, nesta terça-feira (13), evento que reunirá empresários gaúchos de peso, representantes do governo e investidores internacionais. O objetivo é mostrar o Estado como polo competitivo para futuros investimentos e fomentar negócios em áreas estratégicas, como energia, agronegócio, tecnologia e infraestrutura.
Na cidade desde sábado, o governador manteve neste dia uma agenda reservada e fechada à imprensa, um brunch com ex-alunos bolsistas do Instituto Ling, que contou com palestra do economista e ex- presidente do Banco Central Gustavo Franco. O grupo foi recebido pelo presidente do Ling, empresário William Ling.
A cidade de Nova York recebe a comitiva gaúcha com sol e temperatura amena neste final de semana, com marcas entre 15ºC e 24ºC, típicas desse início de primavera no país. Por conta disso, as ruas e parques da cidade seguem lotados, como na região do Bryant Park (foto) e da Times Square, com grande movimentação no trânsito.
Movimento no Bryant Park em NY
FERNANDA CRANCIO/ESPECIAL/JC