O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) anunciou, nesta quarta-feira (13), programa de auxílio a negócios ligados ao segmento cultural. O Sebraetec Supera Cultura, que visa auxiliar empreendedores desse segmento na montagem de planos para recuperação de espaços, estruturas e equipamentos após as enchentes que atingiram o Estado em maio. Realizado em parceria com a Secretaria de Estado da Cultura (Sedac), o programa oferecerá aporte financeiro de até R$ 10 mil.
•LEIA MAIS: Sesc/RS abre mais de 1.300 vagas gratuitas de conclusão do Ensino Médio para jovens e adultos
Segundo o comunicado do serviço, pequenos negócios ligados ao segmento cultural, como artistas, músicos, fotógrafos, designers, costureiras, artesãos, estúdios de arte e de gravação, desde que sejam microempresas, poderão ter acesso ao programa.
A indústria criativa engloba uma ampla gama de empresas e profissionais que utilizam a criatividade como base para seus produtos e serviços, o que inclui áreas como moda, design, jogos digitais e cinema. Já o setor cultural como um todo abrange instituições e projetos dedicados à produção e promoção da cultura, como livrarias, ateliês, estúdios de arte, museus e produtoras de eventos.
Para ter acesso, o agente ou empreendedor cultural precisa se inscrever no site do programa - sebrae.rs/sebraetecsuperaculturars. A partir disso, um consultor do Sebrae RS visitará o espaço físico da empresa ou projeto para avaliar os estragos causados pelos alagamentos, bem como a perda de materiais e estruturas que ainda não foram resolvidos.
Na ocasião, será realizado levantamento do que o negócio precisa consertar ou adquirir para voltar a operacionalizar o seu trabalho. O programa subsidiará, por exemplo, recuperação ou compra de equipamentos de som e luz, ferramentas, mobiliário e reparos na estrutura do espaço.
A partir das necessidades levantadas, o Sebraetec Supera Cultura ajudará o empreendedor a contratar serviços e comprar ou reparar os itens da empresa ou projeto. Ao final desses reparos, o Sebrae RS reembolsará parte dos custos.