Porto Alegre, ter, 15/04/25

Anuncie no JC
Assine agora

Publicada em 29 de Agosto de 2024 às 20:21

Simpósio do Varejo atrai mais de 500 participantes em Caxias do Sul

Evento organizado pelo Sindilojas Caxias ocorreu nesta quinta (29)

Evento organizado pelo Sindilojas Caxias ocorreu nesta quinta (29)

Fabio Grison/Divulgação/JC
Compartilhe:
Roberto Hunoff
Roberto Hunoff Jornalista
De Caxias do Sul
De Caxias do Sul
A sexta edição do Simpósio Estadual do Varejo teve público superior a 500 participantes, com programação ao longo de toda esta quinta-feira (29), no Hotel Intercity, em Caxias do Sul. A atividade contemplou palestras com personalidades nacionais, como as atrizes Danni Suzuki e Mariana Xavier; a CEO da primeira escola de negócios de moda do País, Alzira Vasconcelos; e o compositor, guitarrista e cofundador da banda Jota Quest, Marco Túlio Lara.

Em paralelo, ocorreu o Arena Sebrae, espaço para apresentação de cases por profissionais de referência no mercado local. O evento teve ainda uma Feira de Conexões, com mais de 25 marcas expositoras, e um pitch de startups para o varejo.

O presidente do Sindilojas Caxias, Rossano Boff, destacou a importância do espaço para troca de experiências e celebração da força do setor. "A diferença que vocês fazem no dia a dia, no atendimento ao cliente, na inovação e na superação de desafios é o que mantém o setor vibrante e relevante. Que esse encontro seja uma fonte de novas ideias e motivação", afirmou o presidente na abertura do evento.

A atual diretora financeira do Sindilojas Caxias, Idalice Manchini, foi a idealizadora do simpósio, em 2018, quando presidente da entidade. "Inovar no varejo é mais do que uma necessidade: é uma oportunidade. Precisamos abraçar a inovação como elemento central das estratégias. Esse evento é o momento ideal para criarmos experiências memoráveis e agregarmos valor à vida das pessoas", expôs a dirigente.
Atriz Mariana Xavier provocou reflexões sobre autoconhecimento, autoestima e autenticidade | Fabio Grison/Divulgação/JC
Atriz Mariana Xavier provocou reflexões sobre autoconhecimento, autoestima e autenticidade Fabio Grison/Divulgação/JC


Alzira Vasconcelos, que está à frente de uma escola que já formou mais de 6 mil empresários de moda, focou sua palestra nas técnicas do varejo. "O mercado mudou pós-pandemia e acelerou um processo que já estava em andamento. Precisamos mudar à medida que o varejo muda, sempre atentos às projeções à frente", apontou. Ela citou os quatro Ps de sobrevivência na nova era mercadológica do varejo – planejamento, público alvo, produto e publicidade – e sua importância, além de enfatizar a necessidade em conhecer profundamente os clientes e seus valores essenciais.

Expôs o que o novo consumidor espera do comerciário atualmente, onde sua jornada passa pela internet, seja pela própria compra ou somente pela pesquisa online. "A experiência do cliente não começa quando ele compra, mas quando apresentamos a nossa marca a ele, passando por etapas envolvendo sentimentos, valorização do tempo e relacionamento", registrou.

A atriz Danni Suzuki comentou sobre o acesso constante e vício nas redes sociais, em um estado constante de competitividade, ansiedade e necessidade de aceitação. "Estamos passando por um período de adaptação em um mundo tecnológico de desmaterialização. A formação humana precisa desenvolver autonomia, identificação dos próprios sentimentos e dos outros, respeitando e convivendo com as diferenças, passando isso às gerações futuras", definiu. Segundo ela, quando unirmos identidade, comunicação humanizada, sintonia, coletividade e servir, o futuro será de integração.

A atriz Mariana Xavier compartilhou suas experiências para provocar reflexões sobre autoconhecimento, autoestima e, principalmente, a importância da autenticidade. "Precisamos respeitar nossa história, pois tudo é resultado das escolhas que fazemos. Devemos ser mais acolhedores com nós mesmos, isso é o que nos permite seguir adiante. Nosso maior trunfo é o que temos de específico e inovador, é o que nos torna únicos e especiais. O castigo é repetir todos os dias uma vida sem sentido. Confiem no que vocês têm de diferente", aconselhou.

Marco Túlio Lara apresentou histórias, provocações e inquietudes. Também fez reflexões sobre o período pós-pandemia e o que ainda sentia que precisava fazer. "Qual minha expectativa para a vida? O que fazer com os anos que virão? Trago nessa palestra todos os medos do futuro e a consciência da necessidade de enfrentá-los. O simples ato de tentar já é dar certo", observou.

Na Arena Sebrae, Alcir Cardoso, head de startups do Sebrae RS, falou sobre transformação digital e seus benefícios, como eficiência operacional, melhora na experiência do cliente, inovação e competitividade. "É um processo de estruturação e adoção de novas metodologias e de mentalidade passando por análise, mudança e ação de tecnologias", resumiu. Apresentou dados de 2023 sobre o faturamento do varejo digital no Brasil, que chegou a R$ 230 bilhões, com cerca de 87,8 milhões de clientes, além de citar tendências para 2025, como inteligência artificial, integração perfeita entre diversos canais (lojas físicas e digitais, redes sociais e e-commerce) e coleta e análise de dados em tempo real.

O roteirista e especialista em storytelling, Marcelo Andrighetti, falou sobre a importância de as marcas encontrarem um posicionamento próprio para serem lembradas pelos consumidores, gerar valor e aumentar suas vendas. "Se você tem um negócio, você precisa ser encontrado. Precisamos contar uma história e criar uma narrativa no entorno dela. Quando contamos uma história, temos mais chances de gerar memórias do que com dados técnicos. Se posicionar no mercado deve ser genuíno", reforçou.

As fundadoras do Criamigos Oficina de Ursos, Veronicah Sella e Natiele Krassmann Silveira, detalharam o projeto que nasceu, em Gramado, em 2016, com o objetivo de resgatar laços afetivos por meio de bichinhos de pelúcia personalizados. Além da Oficina Criamigos, agora contam também com o Mundo Criamigos, primeiro hotel temático infantil do Brasil. "A inovação não se limita a desenvolver novos produtos ou serviços, mas em encontrar formas diferentes de operar e interagir com os clientes. Aceitar a diversidade de abordagens é fundamental para construir um futuro de sucesso", afirmaram.

O CEO do Grupo Argenta, Neco Argenta, discutiu a importância de evoluir continuamente e manter a crença no sucesso. "Cada mudança é uma oportunidade. Um dos principais ensinamentos da vida é que, mesmo em um mundo tão competitivo, cuidar das pessoas é essencial, pois elas são a nossa base", destacou.

Notícias relacionadas

Comentários

0 comentários