Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Empresas

- Publicada em 31 de Outubro de 2023 às 15:37

Microempresas e empresas de pequeno porte passam a usar emissor de notas de serviço nacional

A implementação da mudança iniciou-se em 2022, com a assinatura de um termo de adesão ao sistema, que proporcionou o acesso à base de dados nacional

A implementação da mudança iniciou-se em 2022, com a assinatura de um termo de adesão ao sistema, que proporcionou o acesso à base de dados nacional


ANDRESSA PUFAL/JC
A partir desta quarta-feira, 1º, microempresas (ME) e empresas de pequeno porte (EPP) optantes pelo Simples Nacional, localizadas em Porto Alegre, terão a obrigatoriedade de utilizar a Nota Fiscal de Serviços no Padrão Nacional. Essa medida visa à padronização do sistema de emissão de notas de serviços, simplificando as obrigações acessórias de responsabilidade dos contribuintes do ISS e fortalecendo o tributo municipal.“Esta é mais uma etapa da migração para o padrão nacional. Porto Alegre foi pioneira na adesão à nova nota, porque entende como importante a padronização das obrigações tributárias acessórias nos diversos municípios do Brasil. Isto vai facilitar a jornada do contribuinte, reduzir custos, aumentar a competitividade das nossas empresas locais e fortalecer o Imposto Sobre Serviço (ISS)”, explica o secretário municipal da Fazenda, Rodrigo Fantinel.
A partir desta quarta-feira, 1º, microempresas (ME) e empresas de pequeno porte (EPP) optantes pelo Simples Nacional, localizadas em Porto Alegre, terão a obrigatoriedade de utilizar a Nota Fiscal de Serviços no Padrão Nacional. Essa medida visa à padronização do sistema de emissão de notas de serviços, simplificando as obrigações acessórias de responsabilidade dos contribuintes do ISS e fortalecendo o tributo municipal.

“Esta é mais uma etapa da migração para o padrão nacional. Porto Alegre foi pioneira na adesão à nova nota, porque entende como importante a padronização das obrigações tributárias acessórias nos diversos municípios do Brasil. Isto vai facilitar a jornada do contribuinte, reduzir custos, aumentar a competitividade das nossas empresas locais e fortalecer o Imposto Sobre Serviço (ISS)”, explica o secretário municipal da Fazenda, Rodrigo Fantinel.
LEIA TAMBÉM: Mudança na emissão de nota fiscal de serviço de MEI começa a valer na sexta-feira

A implementação da mudança iniciou-se em 2022, com a assinatura de um termo de adesão ao sistema, que proporcionou o acesso à base de dados nacional. Em maio deste ano, Porto Alegre já passou a permitir a emissão das notas pelo padrão nacional de forma optativa. Em setembro, passou a ser obrigatória para microempreendedores individuais (MEIs) e, em outubro, para as sociedades de profissionais. Agora, a medida se estende a todas as MEs e EPPs optantes pelo Simples Nacional em Porto Alegre.

Para cumprir a exigência, as empresas que geram suas notas por meio do webservice da Nota Legal devem adequar seus sistemas a interfaces de programação de aplicativos (APIs) para a geração de NFS-e em lote, disponibilizadas pelo Portal da Nota Fiscal de Serviço eletrônica. As empresas devem levar em conta a documentação técnica disponibilizada com as orientações ao contribuinte, especialmente em relação ao novo layout.
LEIA TAMBÉM: MEIs já podem emitir Nota Fiscal de Serviço Eletrônica no padrão nacional em todo País

Para auxiliar os contribuintes, a Secretaria Municipal da Fazenda disponibiliza o manual com orientações (https://kb.procempa.com.br/display/contribuinte/Manual+NFSE+Emissor+Nacional).
Esclarecimentos de dúvidas e demais serviços podem ser obtido através do Portal de Serviços (http://atendimentofazenda.portoalegre.rs.gov.br/), clicando em SMF, depois em ISSQN e em Nota.
As informações são da Assessoria da Prefeitura Municipal de Porto Alegre.