Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

INDÚSTRIA CALÇADISTA

- Publicada em 24 de Maio de 2023 às 17:24

Plataforma exclusiva para indústria calçadista é lançada na SICC 2023

Plataforma 3C  reúne informações de mais de 60 mil lojistas

Plataforma 3C reúne informações de mais de 60 mil lojistas


REPRODUÇÃO/JC
*de GramadoDurante o Salão Internacional do Couro e do Calçado (SICC), que se encerra nesta quarta-feira (24), em Gramado, a Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Novo Hamburgo, Campo Bom, Estância Velha e Dois Irmãos (ACI) lançou o novo 3C (Cadastro do Comércio de Calçados), uma plataforma digital que tem o objetivo de reduzir a inadimplência e aumentar a rentabilidade das fabricantes de calçados, através da disponibilidade de dados de mais de 60 mil lojistas do setor.
*de Gramado

Durante o Salão Internacional do Couro e do Calçado (SICC), que se encerra nesta quarta-feira (24), em Gramado, a Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Novo Hamburgo, Campo Bom, Estância Velha e Dois Irmãos (ACI) lançou o novo 3C (Cadastro do Comércio de Calçados), uma plataforma digital que tem o objetivo de reduzir a inadimplência e aumentar a rentabilidade das fabricantes de calçados, através da disponibilidade de dados de mais de 60 mil lojistas do setor.
 
Leia também: Vendas no SICC projetam crescimento do setor calçadista no segundo semestre

Com acesso exclusivo para a indústria, os fornecedores podem conferir, antes de vender seus produtos ao varejo, o histórico de bons pagadores dos lojistas, que é baseado tanto no comprometimento financeiro atual quanto futuro dos compradores. Os dados são coletados a partir de todos os municípios brasileiros, então, caso o fornecedor queira expandir os negócios, é possível conferir a situação em cada região do País.

“É um produto que foi relançado, totalmente digitalizado. Antes era um processo manual, agora é um sistema ERP. É uma ferramenta fundamental para a gestão de crédito da indústria calçadista”, explicou o presidente da ACI, Diogo Leuck.

Além disso, a partir das informações, o fabricante pode analisar a conjuntura das regiões para as quais costuma negociar e perceber as principais tendências, com a proposta de facilitar o planejamento comercial. “Se uma região tem um histórico de compra e agora está diminuindo, eu posso comparar com o PIB do local. Será que tem relação? Posso também descobrir o que está acontecendo, será que está tendo mais importação naquela região, exportação de outro local?”, ponderou Leuck.

Outra novidade, que não era possível no antigo 3C, é a disponibilização dos dados demográficos e mercadológicos, que destaca o potencial de consumo, o perfil de público e os tipos de produtos, entre outros indicadores relevantes de cada uma das cidades. Com isso, os fabricantes podem identificar, a partir de dados, insights e estratégias para alavancarem as vendas. A atualização das informações creditícias é feita diariamente e as indústrias têm acesso ilimitado a consultas de informações. O serviço pode ser contratado a partir de R$ 350.


“Isso ajuda o empresário na hora de considerar uma oportunidade de negócio. Digamos que eu queira lançar um calçado para criança focado no esporte, qual é a melhor a região para isso? Como está o consumo de calçado nessa região? Com a inteligência de dados, eu consigo ter a resposta”, exemplificou o presidente do ACI.


Histórico do 3C

Criado em 1971, o 3C é um sistema de informações creditícias no Brasil feito da indústria para a indústria. O sistema era alimentado manualmente pela ACI, quando não havia serviço de apoio aos associados em suas vendas para o varejo de calçados, e, hoje, conta com informações de mais de 60 mil lojistas cadastrados.