Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Plano de Voo

- Publicada em 22 de Outubro de 2021 às 03:00

Passageiros aprovam ligações aéreas no interior no RS e pedem mais ligações

Série Plano de Voo passou por Vacaria, que atrai passageiros de negócios, turismo e familiar

Série Plano de Voo passou por Vacaria, que atrai passageiros de negócios, turismo e familiar


PATRICIA COMUNELLO/ESPECIAL/JC
As conexões entre Porto Alegre e o interior do Rio Grande do Sul, pelo céu, atraem público diverso, que está adorando encurtar distâncias e que quer mais voos e aeroportos em condições de suportar, por exemplo, pousos em dias com tempo adverso, com baixa visibilidade.
As conexões entre Porto Alegre e o interior do Rio Grande do Sul, pelo céu, atraem público diverso, que está adorando encurtar distâncias e que quer mais voos e aeroportos em condições de suportar, por exemplo, pousos em dias com tempo adverso, com baixa visibilidade.

VÍDEO: Como é feita a série Plano de Voo

Acompanhe a série Plano de voo, que está mostrando como é a rotina dos voos de interior.
Uma das conexões pedidas é Porto Alegre para Cachoeira do Sul. Passageiros de Erechim pedem agora ligação com Florianópolis, capital catarinense.
Estes são alguns dos achados até agora da série Plano de Voo que o Jornal do Comércio publica e que acompanha as 12 ligações regionais operadas pela Azul, em seu braço Conecta Azul.
Nos quatro primeiros dias, da última segunda-feira até essa quinta-feira, foram seis rotas, até quatro regiões - Fronteira Oeste, Centro, Norte e Serra Gaúcha.
Pelo perfil dos passageiros apurado pela reportagem, as razões das viagens se dividem entre trabalho e negócios, visita a familiares e turismo, que domina a rota de Porto Alegre para Canela.
Na edição impressa dessa quinta-feira, foram descritos os voos do primeiro dia, para São Borja e Santa Cruz do Sul. Nesta edição, confira como foram as ligações a Vacaria e Erechim.
Na próxima segunda-feira, será a vez de Canela, Santa Maria e Santo Ângelo. Na tabela, o Plano de Voo até 28 de outubro.

SÉRIE PLANO DE VOO

Os detalhes dos 12 destinos e 24 voos entre Porto Alegre e o interior:
OUTUBRO
Dia 18: VIAJADO
  • São Borja: às 7h10min. Volta: às 9h45min. Duração de cada voo: 2 horas e 5 minutos. Veja como foi
  • Santa Cruz do Sul: às 14h55min. Volta: às 16h05min. Duração de cada voo: 45 minutos, Veja como foi
Dia 19: VIAJADO
  • Vacaria: às 14h40min. Volta: às 16h05min. Duração de cada voo: 1 hora e 5 minutos. Veja como foi
Dia 20: VIAJADO
  • Erechim: às 17h35min. Volta: às 19h25min. Duração de cada voo: 1 hora e 15 minutos. Veja como foi
Dia 21: VIAJADO
  • Canela: às 12h20min. Volta: às 13h20min. Duração de cada voo: 35 minutos. Veja como foi 
  • Santa Maria: às 15h45min. Volta: às 17h35min. Duração de cada voo: 1 hora e 5 minutos. Veja como foi 
Dia 22: VIAJADO
  • Santo Ângelo: às 10h50min. Volta: às 12h55. Duração de cada voo: 1 hora e 5 minutos. Veja como foi 
Dia 27: VIAJADO
  • Bagé: às 21h25min. Volta: às 5h (dia seguinte). Duração de cada voo: 1 hora e 25 minutos. Veja como foi
Dia 28: VIAJADO
  • Uruguaiana: às 10h35min. Volta: às 13h10min. Duração de cada voo: 1 hora e 50 minutos. Veja como foi
Dia 29: VIAJADO
  • Pelotas: às 15h55min. Volta: às 17h35min. Duração de cada voo: 40 minutos (houve atraso para checar problemas com o avião - saída de Porto Alegre foi às 17h16min, e de Pelotas, às 18h35min)Veja como foi
Dia 30: VIAJADO
  • Alegrete: às 7h10min. Volta: às 9h30min. Duração de cada voo: 2 horas e 10 minutos. Veja como foi
NOVEMBRO
Dia 2 de novembro: VIAJADO
  • Santa Rosa: às 17h45min. Volta: às 20h.Duração de cada voo: 1 hora e 40 minutos

Porto Alegre-Vacaria: 19 de outubro

Verza, Suélen e Saadi (esquerda para direita) mostram diversidade de motivações para viajar

Verza, Suélen e Saadi (esquerda para direita) mostram diversidade de motivações para viajar


PATRICIA COMUNELLO/ESPECIAL/JC
Ida: foi um dos voos mais animados até agora. A bordo: uma dentista, um ator e um produtor de maçã. Quatro ocupantes, com a jornalista. Para completar o elenco, o piloto tinha voz de locutor e cantor e admitiu que muitos perguntam porque ele não seguiu a carreira. O ator Marcos Verza e a dentista Suélen Maciel Suzin se conheciam e faziam a primeira viagem e Grand Caravan. O produtor de maçã, Andrea Keller Saadi já é veterano nas conexões. Suélen foi fazer curso na Capital e conseguiu passagem de volta a R$ 180,00. Verza ia festejar os 90 anos da avó e volta em breve a Vacaria para gravar um novo filme Anita guerreira de dois mundos. Voo de 1 hora e 15 minutos tranquilo.
Volta: a viagem de volta teve quatro passageiros, cinco com a jornalista. Todos com viagem para ver familiares e passear. Um tecnólogo em radiologia estava com o filho de quatro anos. A aeronave Grande Caravan não tem banheiro. A dica é resolver antes de embarcar às necessidades. Mas o pequeno não segurou. O jeito foi improvisar.

Porto Alegre-Erechim: 20 de outubro

Voo quase lotado no trajeto de Porto Alegre a Erechim que levou 1 hora e 15 minutos

Voo quase lotado no trajeto de Porto Alegre a Erechim que levou 1 hora e 15 minutos


PATRICIA COMUNELLO/ESPECIAL/JC
Ida: seis passageiros no voo, sete coma jornalista do JC. Metade estava a trabalho e outra metade para passeio, para ver familiares. A aeronave parte no fim do dia, chega de noite em Erechim, mas com trajeto tranquilo, sem turbulências. Assídua no voo, a psicóloga Tania Moraes e o marido Carlos Fontanari já fizeram 12 vezes a viagem. Tania faz palestras e diz que a ligação é "maravilhosa" e aproveita para pedir que a companhia oferta voo da Capital a Cachoeira do Sul. O terminal de Erechim foi reformado, a pista tem boas condições, mas uma dificuldade: conseguir motorista de aplicativo ou táxi. "Precisa melhorar", avisaram as irmãs Vera Lúcia e Lucimara Strada.    
Volta: voo quase lotado com percurso todo de noite. Mas sem turbulências. A diretora e uma das donas da Agros, empresa de produção, consultoria e TI em agronegócio, Ana Cristina Cantele Coimbra, utiliza a conexão para reuniões na Capital e pede instalação de equipamentos para pousos em dias de tempo adverso, com nevoeiro, por exemplo. "É um horário bom para trabalhar e voltar, mas precisamos ter garantia de que vai sair". A servidora da Justiça aposentada Lorien Giacomazzi disse "amei" ao saber da oferta e agora pede voo para Florianópolis.