Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Economia

- Publicada em 03 de Setembro de 2020 às 19:49

Quase 90% de bares e restaurantes demitiram em Porto Alegre na pandemia

Sindha apontou que uma recuperação do setor só deve ocorrer no segundo semestre de 2021

Sindha apontou que uma recuperação do setor só deve ocorrer no segundo semestre de 2021


LUIZA PRADO/JC
Quase 90% dos donos de restaurantes, bares e cafeterias demitiram durante a pandemia em Porto Alegre e região. Pesquisa do Sindicato de Hospedagem e Alimentação de POA e Região (Sindha) indicou que 86% de 78 empresas ouvidas reduziram pessoal, a maioria de 26% a 50% do quadro. Além de cortes, há fechamento, como o Muralha da China, do Centro da Capital, que avisou do fim da operação após 40 anos. 
Quase 90% dos donos de restaurantes, bares e cafeterias demitiram durante a pandemia em Porto Alegre e região. Pesquisa do Sindicato de Hospedagem e Alimentação de POA e Região (Sindha) indicou que 86% de 78 empresas ouvidas reduziram pessoal, a maioria de 26% a 50% do quadro. Além de cortes, há fechamento, como o Muralha da China, do Centro da Capital, que avisou do fim da operação após 40 anos
O aviso foi feito no Facebook e foi atribuído à pandemia. Mais restaurantes já encerraram as atividades ou migraram do físico ao digital.
Outro dado da sondagem é que 82% dos empresários não pretendem repor as vagas extintas. Já quem pretende contratar, a maioria diz que a intenção é admitir apenas daqui a dois ou três meses.
"Passamos de verdadeiros geradores de mão-de-obra para empresários e empresárias tentando se equilibrar e vivendo um dia de cada vez", resumiu o presidente do Sindha, Henry Chmelnitsky, em nota sobre a pesquisa.
Para enfrentar períodos de fechamento, que ultrapassaram 120 dias na Capital desde março, 92% dos estabelecimentos buscaram expedientes de redução de pessoal ou suspensão de contratos, aproveitando legislações criadas na crise.
O dirigente projetou que uma recuperação só deve acontecer no segundo semestre de 2021. "Precisaremos de sensibilidade política para a flexibilização na abertura, buscando o domingo e novos pleitos", apontou, na nota. 
Porto Alegre vai retomar neste fim de semana a abertura aos sábados. A reabertura em dias de semana ocorreu em 11 de agosto.  
Conteúdo Publicitário
Leia também
Comentários CORRIGIR TEXTO