Porto Alegre,

Anuncie no JC
Assine agora

Publicada em 11 de Agosto de 2025 às 17:14

Assembleia Legislativa do Estado completa 190 anos com programação especial

Assembleia Legislativa do Estado completa 190 anos com programação especial

Mostra de cinema e nova exposição permanente celebram a trajetória de uma das instituições mais antigas do Brasil

Assembleia Legislativa do Estado completa 190 anos com programação especial Mostra de cinema e nova exposição permanente celebram a trajetória de uma das instituições mais antigas do Brasil

ALERS/Divulgação/JC
Compartilhe:
JC
JC
Para celebrar seus 190 anos de existência, a Assembleia Legislativa, uma das instituições democráticas mais antigas do Brasil, apresenta uma série de atividades comemorativas. As celebrações incluem a Exposição Tempo e Reflexão no Memorial do Legislativo (Duque de Caxias, 1.029) e a realização de uma Mostra Política de Cinema, com 14 importantes produções do audiovisual gaúcho, apresentada também no Memorial do Legislativo e na Cinemateca Paulo Amorim da Casa de Cultura Mario Quintana (Andradas, 736).
Para celebrar seus 190 anos de existência, a Assembleia Legislativa, uma das instituições democráticas mais antigas do Brasil, apresenta uma série de atividades comemorativas. As celebrações incluem a Exposição Tempo e Reflexão no Memorial do Legislativo (Duque de Caxias, 1.029) e a realização de uma Mostra Política de Cinema, com 14 importantes produções do audiovisual gaúcho, apresentada também no Memorial do Legislativo e na Cinemateca Paulo Amorim da Casa de Cultura Mario Quintana (Andradas, 736).
Além dessas atividades, outras ações, que destacam a trajetória e a importância da Instituição para a história política e cultural do Estado, serão realizadas no decorrer do ano, como lançamentos de livros e homenagens. A nova exposição começa nesta segunda-feira (11), é permanente e conta com documentos históricos, acervo fotográfico, nova linha do tempo, objetos e registros audiovisuais que contam a história da instituição desde sua instalação em 1835.
Confira a programação completa da Mostra Política de Cinema:
Abertura da Mostra - 1º Filme - Netto Perde Sua Alma 

11/08 - Memorial do Legislativo (Duque de Caxias, 1029) - Evento de abertura da Mostra para convidados, a execução da trilha sonora e exibição do filme de Netto Perde sua Alma. Soft opening da Exposição Tempo e Reflexão - 190 Anos da Assembleia Legislativa RS - da Exposição de Figurinos dos filmes da Mostra, de Carol Scortegagna e da Exposição Fotográfica Pretos na Tela, de Dulce Hefner. Distribuição da revista Pretos na Tela. Participações especiais: atores Murilo Rosa, Werner Schünneman, Zé Adão Barbosa, Zé Victor Castiel, Vera Lopes, Denizeli Cardoso, Fernanda Moro e demais atores retratados na Exposição Pretos na Tela, músicos Pirisca Grecco e Shana Müller, diretores Tabajara Ruas, Beto Souza, Paulo Nascimento, escritor Alcy Cheuiche, produtora Lígia Walper, entre muitos outros artistas, autoridades e convidados da imprensa.
12/08 - Cinemateca Paulo Amorim (Andradas, 736): exibição do filme com a presença de artistas.
2º Filme - A Cabeça de Gumercindo Saraiva

25/08 - Memorial do Legislativo (Duque de Caxias, 1029): Exposição Pretos na Tela. Distribuição da revista Pretos na Tela. Participações especiais: diretor Tabajara Ruas, produtora Lígia Walper, atores Marcos Breda, Álvaro Rosa Costa e demais atores retratados na Exposição, Marcos Verza, Rogério Beretta e atriz Suzi Martinez, escritor Alcy Cheuiche. Exposição em redoma da cabeça de Gumercindo.
26/08 - Cinemateca Paulo Amorim (Andradas, 736): exibição do filme com a presença de artistas.
3º Filme - Os Senhores da Guerra

08/09 - Memorial do Legislativo (Duque de Caxias, 1029): Sessão comentada durante a exibição, com a mediação de Mônica Kanitz. Participações especiais: diretor Tabajara Ruas, produtora Lígia Walper, ator André Arteche, músico e ator Pirisca Grecco, atriz Andrea Buzato. Execução ao vivo das 7 milongas - trilha do filme - por Pirisca Grecco.
09/09 - Cinemateca Paulo Amorim (Andradas, 736): exibição do filme com a presença de artistas.
4º Filme - Legalidade

22/09 - Memorial do Legislativo (Duque de Caxias, 1029): filme destinado a fazer uma deferência à imprensa. presença e mediação do diretor Zeca Brito. Participações especiais no debate: jornalistas que vivenciaram a Legalidade, como por exemplo, Carlos Bastos, Brandalise, Flávio Tavares, Antônio Hohlfeldt e membros da Associação Riograndense de Imprensa.
23/09 - Cinemateca Paulo Amorim (Andradas, 736): exibição do filme com a presença de artistas.
5º - Mostra de Curtas Tempo e Reflexão

6/10 - Memorial do Legislativo (Duque de Caxias, 1029): sessão com 5 filmes contemporâneos e debate com diretores.
Mediadora: Sofia Ferreira, diretora do Instituto Estadual de Cinema.
Concha de Água Doce (2022, de Lau Azevedo e João Pires)
Não Tem Mar Nessa Cidade (2024, de Manu Zilveti)
O Dia em que Dorival Encarou a Guarda (1986, de Jorge Furtado e José Pedro Goulart)
Possa Poder (2022, de Victor Di Marco e Márcio Picoli)
Sabão Líquido (2023, de Fernanda Reis e Gabriel Faccini)
07/10 - Cinemateca Paulo Amorim (Andradas, 736): exibição do filme com a presença de artistas.
6º Filme - O Tempo e o Vento

08/10 - Teatro Simões Lopes Neto (Riachuelo, 1089): Exibição especial do Complexo Multipalco do Theatro São Pedro, em 08/10, em razão dos 120 anos do Erico Verissimo. Filme com a trilha sonora orquestrada ao vivo pela Orquestra do Theatro São Pedro.
Bate-papo: roteirista Letícia Wierzchowski, diretor Jayme Monjardim, ator Thiago Lacerda, maestro Alexandre Guerra.
21/10 - Cinemateca Paulo Amorim (Andradas, 736): exibição do filme com a presença de artistas.
7º Filme - O Caso do Homem Errado

13/10 - Memorial do Legislativo (Duque de Caxias, 1029): Apresentação de funk baseada no filme. Proposta de debates com a diretora Camila Moraes, artistas e convidados, como por exemplo. Jefferson Tenório, Álvaro Rosa Costa e Vera Lopes.
14/10 - Cinemateca Paulo Amorim (Andradas, 736): exibição do filme com a presença de artistas.
8º Filme - Verdes Anos

10/11 - Memorial do Legislativo (Duque de Caxias, 1029): encenação de uma cena do filme Verdes Anos, com Werner Schünneman, Márcia do Canto e Nelson Coelho de Castro tocando Armadilha. E na sequência, um pocket show do Nelson com músicas da época.
Presença do diretor Gerbase, Giba Assis Brasil e atores.
11/11 - Cinemateca Paulo Amorim (Andradas, 736): exibição do filme com a presença de artistas.
9º Filme - Mudança

01/12 - Memorial do Legislativo: Presença do diretor Fabiano de Souza e debate sobre redemocratização com políticos e acadêmicos.
02/12 - Cinemateca Paulo Amorim (Andradas, 736): exibição do filme na com a presença de artistas.
10º Filme - Sobreviventes do Pampa

15/12 - Memorial do Legislativo (Duque de Caxias, 1029): presença do diretor Rogério Rodrigues, de representantes dos povos originários do Pampa, exposição de pequenos elementos do território (sementes, raízes, artesanato) e debate sobre sustentabilidade.
16/12 - Cinemateca Paulo Amorim (Andradas, 736): exibição do filme na com a presença de artistas.

 

Notícias relacionadas