Atingido pela enchente de maio de 2024, o Centro Municipal de Cultura Lupicínio Rodrigues, no bairro Menino Deus, um dos espaços culturais mais importantes de Porto Alegre, foi entregue à comunidade nesta quinta-feira (24). Com um investimento de R$ 3, 6 milhões, as obras de recuperação do complexo cultural, tiveram duração de nove meses e foram realizadas pela empresa CFL.
O complexo de 3,6 mil metros quadrados conta com o Teatro Renascença, a sala Álvaro Moreyra, a Biblioteca Pública Municipal Josué Guimarães, o Atelier Livre Xico Stockinger e o saguão de exposições. O Centro Municipal de Cultura Lupicínio Rodrigues está localizado na avenida Erico Verissimo, nº 307, no bairro Menino Deus.
Na entrega do espaço cultural, inaugurado em 1978, a Banda Municipal de Porto Alegre, com regência de Diego Ramires, fez uma apresentação em que tocou duas músicas: Maria, Maria, de Milton Nascimento, e Africa, do grupo norte-americano Toto. O servidor municipal Renato Wieniewski, que durante a enchente foi até o Centro Municipal de Cultura Lupicínio Rodrigues para retirar instrumentos musicais, caixas de som, livros e material do Atelier Livre, recebeu uma placa em homenagem ao seu gesto. A distinção foi entregue pela secretária municipal de Cultura, Liliana Cardoso, e pelo prefeito Sebastião Melo.
Os trabalhos de revitalização da estrutura foram viabilizados com recursos de um termo de aquisição de solo criado por contrapartida firmado entre a CFL e a prefeitura de Porto Alegre. As reformas começaram em outubro do ano passado. O prédio do Centro Municipal de Cultura recebeu uma pintura externa.
No Teatro Renascença, foi realizada a recuperação do palco, plateia, camarim e salas de apoio e a colocação de piso novo, pintura e instalações elétricas. O local recebeu nova sonorização, troca de cortinas, carpetes, poltronas e higienização e impermeabilização do reservatório das caixas d'água. Também foi feita a manutenção geral dos reservatórios e bombas, modernização das mesas de som e de luz e a inclusão de acessibilidade, com poltronas para obesos, corrimãos, local adequado para cadeirantes e rampas de acesso.
No Atelier Livre, foi realizada a recuperação do piso, a pintura do espaço e a instalação elétrica e colocação de ar condicionado. Foi realizada a limpeza e a descontaminação do ambiente.
Na Biblioteca Pública Municipal Josué Guimarães, os trabalhos foram de remoção e substituição de todas as portas e rodapés, impermeabilização do solo, substituição de toda fiação elétrica e remoção das antigas instalações sanitárias. Também foi feita o conserto das janelas, pintura geral, revisão das instalações elétricas, troca das portas e conserto das janelas, instalações de persianas automáticas para as claraboias e a instalação de dez equipamentos de ar-condicionado. A sala Álvaro Moreyra e o saguão de exposições não necessitaram de reparos.
A solenidade contou com as presenças do prefeito Sebastião Melo, dos secretários municipais da Cultura, Liliana Cardoso, do Meio Ambiente, Urbanismo e Sustentabilidade, Germano Bremm, e do CEO da CFL, Luciano Correa - empresa responsável pelas obras de recuperação do prédio. Sobre o Centro Municipal de Cultura Lupicínio Rodrigues, Liliana Cardoso disse que o local é um espaço generoso e acolhedor da diversidade cultural da cidade.
"É um espaço de muita diversidade com cultura e arte. É tudo que entendemos na ligação da periferia com o Centro da cidade", destaca. Bremm considera um marco a devolução do espaço cultural para Porto Alegre. Correa destaca que foram noves meses de trabalho intenso. "Esse espaço fomenta a educação, a cultura, a arte e a leitura. Como é bom ver esse espaço reconstruído", acrescenta.
Banda Municipal de Porto Alegre realizou uma apresentação no reformado Teatro Renascença
Alex Rocha/PMPA/Divulgação/JC