Em um gesto de reverência à literatura gaúcha e à lembrança de uma de suas vozes mais singulares, o Instituto Maria Dinorah (IMADIN) promoveu o encontro comemorativo ao centenário do nascimento de Maria Dinorah Luz do Prado, comemorado no último dia 24 de maio. A cerimônia em homenagem à escritora, cuja obra infantojuvenil e poética se inscreve com delicadeza e potência no
imaginário de gerações de leitores, foi realizada na Biblioteca Pública do Estado do Rio Grande do Sul, em Porto Alegre.
imaginário de gerações de leitores, foi realizada na Biblioteca Pública do Estado do Rio Grande do Sul, em Porto Alegre.
• LEIA TAMBÉM: Festival Fronteiras traz palestras, diálogos e shows em oito diferentes pontos de Porto Alegre
Das 10h às 12h, o edifício histórico transformou-se em um ambiente de afeto e poesia. Com entrada franca e espírito coletivo, a celebração reuniu admiradores da autora, profissionais da cultura, familiares, amigos e leitores. Todos unidos pelo desejo de manter viva a chama criativa que sempre impulsionou Maria Dinorah: uma escrita sensível, lúdica e profundamente humana.
A condução do encontro ficou a cargo de Carmen Prado, uma das diretoras do IMADIN e filha da homenageada, que, ao lado dos irmãos Malu Prado Bresser Pereira e Luiz Carlos Prado, emocionou o público com relatos íntimos, memórias pessoais e reflexões sobre o legado literário da mãe. Em meio a leituras de textos, contações de histórias, projeções de imagens e momentos de música instrumental ao vivo, a presença de Maria Dinorah se fez sentir em cada gesto, cada palavra e cada olhar.
Patrícia Pitta, diretora e uma das idealizadoras do IMADIN, apresentou a história e a trajetória do Instituto, ressaltando a relevância das ações que vêm sendo desenvolvidas. São projetos voltados para crianças e adolescentes em acolhimento institucional, que reafirmam o compromisso com o legado de Maria Dinorah, utilizando a literatura como base para o aprendizado criativo e o desenvolvimento de competências emocionais.
Já o projeto “Pensando Junto, pergunto, dá assunto?”, apresentado por Carmen Prado e Aline Santos e Silva, é uma proposta audiovisual que entrelaça literatura e psicanálise, promovendo leituras comentadas da obra da escritora sob perspectivas sensíveis e interdisciplinares.
Além disso, uma das pessoas mencionadas, em reconhecimento ao apoio incansável ao Instituto, foi a Exma. Promotora de Justiça Cinara Vianna Dutra Braga, cuja dedicação foi calorosamente destacada pelos organizadores como parte essencial da caminhada do IMADIN.