Porto Alegre,

Anuncie no JC
Assine agora
Pensar a Cidade
Bruna Suptitz

Bruna Suptitz

Publicada em 21 de Agosto de 2025 às 09:46

Construtora doará projeto para transformar ruas no Centro Histórico de Porto Alegre

Iniciativa tem como objetivo tornar o trajeto mais atrativo; na imagem, projeção de como ficará o trecho próximo à Praça do Aeromóvel

Iniciativa tem como objetivo tornar o trajeto mais atrativo; na imagem, projeção de como ficará o trecho próximo à Praça do Aeromóvel

ABF Developments/Divulgação/JC
Compartilhe:
Bruna Suptitz
Bruna Suptitz
Pouco mais de um quilômetro separa o Largo dos Açorianos e a Praça do Aeromóvel, no Centro Histórico de Porto Alegre. O trajeto, que compreende as ruas Washington Luiz e General Salustiano, passará por uma transformação que aponta como objetivo tornar o trajeto mais atrativo, especialmente pensando em quem o fizer a pé.A iniciativa é da construtora e incorporadora ABF Developments, que tem dois projetos na região, ambos na Washington Luiz - o Caiz Downtown Sunset, entre as ruas Demétrio Ribeiro e a Duque de Caxias, e o Demétrio Premium Lofts View, na esquina com a Demétrio, este lançado na terça-feira (19). Também na terça foi assinado um protocolo de intenções entre a empresa, a prefeitura de Porto Alegre e a Associação Comunitária do Centro Histórico.“Temos essa visão do urbanismo, de uma cidade mais verde e sustentável, com menos carros e mais fachadas ativas e usos mistos” sustenta Eduardo Fonseca, CEO da ABF Developments. “Enxergamos muito potencial na região”, complementa. O empresário cita como referência a cidade de Barcelona, na Espanha, onde morou por três anos. Ele aponta que lá as “boulevards” são espaços atrativos para a população, especialmente quando próximas a rios ou ao mar.
Pouco mais de um quilômetro separa o Largo dos Açorianos e a Praça do Aeromóvel, no Centro Histórico de Porto Alegre. O trajeto, que compreende as ruas Washington Luiz e General Salustiano, passará por uma transformação que aponta como objetivo tornar o trajeto mais atrativo, especialmente pensando em quem o fizer a pé.

A iniciativa é da construtora e incorporadora ABF Developments, que tem dois projetos na região, ambos na Washington Luiz - o Caiz Downtown Sunset, entre as ruas Demétrio Ribeiro e a Duque de Caxias, e o Demétrio Premium Lofts View, na esquina com a Demétrio, este lançado na terça-feira (19). Também na terça foi assinado um protocolo de intenções entre a empresa, a prefeitura de Porto Alegre e a Associação Comunitária do Centro Histórico.

“Temos essa visão do urbanismo, de uma cidade mais verde e sustentável, com menos carros e mais fachadas ativas e usos mistos” sustenta Eduardo Fonseca, CEO da ABF Developments. “Enxergamos muito potencial na região”, complementa. O empresário cita como referência a cidade de Barcelona, na Espanha, onde morou por três anos. Ele aponta que lá as “boulevards” são espaços atrativos para a população, especialmente quando próximas a rios ou ao mar.
Foi assinado um protocolo de intenções entre a empresa, a prefeitura de Porto Alegre e a Associação Comunitária do Centro Histórico | ABF Developments/Divulgação/JC
Foi assinado um protocolo de intenções entre a empresa, a prefeitura de Porto Alegre e a Associação Comunitária do Centro Histórico ABF Developments/Divulgação/JC


A empresa entregará como doação à prefeitura os projetos para a transformação das ruas, prevista para acontecer em duas fases. A primeira será no trecho mais próximo à Praça do Aeromóvel, onde ficam os empreendimentos da ABF, e será executado pela empresa como pagamento pela aquisição de índices construtivos (solo criado).

A fase dois, que vai da rua Vasco Alves até o Largo dos Açorianos, ficará a cargo da prefeitura, que poderá usar recursos de financiamentos ou buscar outro parceiro privado para fazer a obra. O projeto é do escritório Urbideias.

Respaldo legal

Os dois empreendimentos da ABF Developments no Centro Histórico de Porto Alegre ficam na rua Whashinton Luiz. O Caiz Downtown Sunset terá 23 andares e o Demétrio Premium Lofts View, 22 – a altura dos dois edifícios ficará em torno dos 60 metros e é respaldada pela Lei de Reabiltação do Centro Histórico, aprovada no primeiro ano da primeira gestão de Sebastião Melo (MDB), em 2021. Chamada pelo prefeito de "Plano Diretor do Centro", a lei foi recentemente regulamentada com a definição dos novos padrões de altura da região.

Notícias relacionadas