Porto Alegre,

Anuncie no JC
Assine agora
Minuto Varejo

Alguns dos nossos patrocinadores

Patrícia Comunello

Patrícia Comunello

Publicada em 02 de Novembro de 2025 às 12:02

Marcas do novo shopping do Zaffari apostam em design e verde

Primeira unidade do SPA para cabelo aposta em conforto para clientes

Primeira unidade do SPA para cabelo aposta em conforto para clientes

PATRÍCIA COMUNELLO/ESPECIAL/JC
Compartilhe:
Patrícia Comunello
Patrícia Comunello
O mais novo shopping center do Rio Grande do Sul, ligado ao Grupo Zaffari, estreou com quase 30 operações, deve ganhar mais uma dezena até dezembro, mas o que tem sido destaque é o visual interno. O Bourbon Carlos Gomes, na avenida com o mesmo nome na região com o metro quadrado mais caro do Estado, colocou o design no centro e a pegada sustentável, de produtos a ambientes.
O mais novo shopping center do Rio Grande do Sul, ligado ao Grupo Zaffari, estreou com quase 30 operações, deve ganhar mais uma dezena até dezembro, mas o que tem sido destaque é o visual interno. O Bourbon Carlos Gomes, na avenida com o mesmo nome na região com o metro quadrado mais caro do Estado, colocou o design no centro e a pegada sustentável, de produtos a ambientes.
Marcas novas e veteranas no mercado gaúcho exploram diferenciais no ponto físico. A coluna Minuto Varejo  apresenta três exemplos. Dois já estão abertos: a Bioma Brisa, primeiro SPA focado em cabelo de Porto Alegre, franquia da Laces, de São Paulo. Outra é a Gafos, nova marca dos donos da Ojo, de óculos. Entre porto-alegrenses, o restaurante Bah traz elementos sofisticados para compor a segunda unidade, que abre esta semana.
Na Bioma Brisa, montada pela varejista estreante Silvia Perrone, que atuou com recursos humanos de gigantes como Varig, TAP Air e Thyssenkrupp, o espaço de 150 metros quadrados, no segundo piso, une mobiliário em madeira e muito verde. Tudo ligado ao que é a proposta. "Porto Alegre estava precisando de um espaço com a proposta que trouxemos, que une bem-estar e beleza. Não é só vir ao salão", define Silvia. "As mulheres e os homens também precisam de um lugar como esse", reforça a franqueada.
A marca tem como forte o uso de matérias-primas de perfil orgânico, ingredientes veganos, sem aditivos tóxicos e uso de animais em testes. Cris Dios, CEO e fundadora da Laces, destaca que a linha de tratamento tem conexão direta com a natureza, com um dos trunfos: "A gente só podia estar aqui, com arquitetura de muita luz natural do complexo".
A expansão da Bioma, que soma 40 lojas, prevê até 600 unidades nos próximos anos. A unidade no Bourbon abriu mais de 20 empregos.
Gafos é primeira unidade do grupo dono da Ojo e foca conceito de boutique de óculos | PATRÍCIA COMUNELLO/ESPECIAL/JC
Gafos é primeira unidade do grupo dono da Ojo e foca conceito de boutique de óculos PATRÍCIA COMUNELLO/ESPECIAL/JC
A Gafos é a nova operação do grupo Pegasus, fundado há 13 anos no Estado e dono também das marcas Ojo (22 lojas) e Ojo Atelier (duas unidades). Na novata da rede, o ponto trouxe verde e detalhes para compor coleções de modelos de luxo e muito design internacional, como os óculos da Louboutin, grife de calçados, com o icônico vermelho nos saltos.
Greyce Miranda, supervisora geral da franquia do grupo, explica que a criação da nova operação combinou duas situações: ter outro braço porque a Ojo, que já está no shopping Iguatemi, não poderia, por contrato, estar no Bourbon (pela proximidade), e explorar o universo de produtos mais premium e luxo, além de desenvolver mais design e produtos com lentes de cristal, por exemplo.
"O design (ponto) foi pensado para dar um efeito como se as pessoas estivessem em uma loja de moda", conceitua Greyce.  
Teto de colmeias ripadas, da Todeschini, é elemento que remete à cultura gaúcha no restaurante Bah | PATRÍCIA COMUNELLO/ESPECIAL/JC
Teto de colmeias ripadas, da Todeschini, é elemento que remete à cultura gaúcha no restaurante Bah PATRÍCIA COMUNELLO/ESPECIAL/JC
novo Bah, segundo do restaurante do Grupo Press e com cardápio conectado à culinária regional, explora mobiliário e arte. A proposta foi comandada pelas arquitetas Evelise Tellini Vontobel e Natasha Tellini Vontobel, do escritório Tellini Vontobel Arquitetura. No teto, por exemplo, são 300 metros quadrados de colmeias ripadas, com execução da gigante de móveis planejados Todeschini.
"O projeto é um manifesto em homenagem ao território. Em uma curadoria que combina sofisticação, identidade e autenticidade, o espaço reúne peças de destaque do design autoral nacional e internacional", conceitua o Press, em nota.
Mesas e cadeiras desfilam mais design, com modelos Arco, de Leo Lague, que figura na Forbes Under 30 na categoria Design, e Noma, de Tiago Curioni, com prêmios internacionais, como o Design Award (Itália) e o International Design Awards (EUA). O restaurante ocupa 800 metros quadrados, que incluem terraço com vista da cidade, e abriu 60 empregos.  
No Bourbon, abriu uma franquia do Press Café, também do grupo, a segunda com esse tipo de propriedade, lançado em 2025. A estreante fica no Passo Fundo Shopping, na cidade do Planalto.

Notícias relacionadas