Porto Alegre,

Anuncie no JC
Assine agora
Minuto Varejo

Alguns dos nossos patrocinadores

Patrícia Comunello

Patrícia Comunello

Publicada em 25 de Setembro de 2025 às 08:20

H&M vai abrir duas lojas em Porto Alegre; o Minuto Varejo já mostrou onde vai ser uma delas

Loja da gigante sueca vai ser instalada em grande área que está disponível no Praia de Belas

Loja da gigante sueca vai ser instalada em grande área que está disponível no Praia de Belas

PATRICIA COMUNELLO/ESPECIAL/JC
Compartilhe:
Patrícia Comunello
Patrícia Comunello
Como a coluna Minuto Varejo tinha adiantado, uma das gigantes globais de moda vai ter loja no Rio Grande do Sul. A sueca H&M, que recém desembarcou no Brasil, confirmou que terá duas unidades em shopping centers ligados ao grupo Iguatemi em Porto Alegre.
Como a coluna Minuto Varejo tinha adiantado, uma das gigantes globais de moda vai ter loja no Rio Grande do Sul. A sueca H&M, que recém desembarcou no Brasil, confirmou que terá duas unidades em shopping centers ligados ao grupo Iguatemi em Porto Alegre.
O Minuto Varejo já havia mostrado onde vai ser uma das unidades da operação internacional. Uma mega área, que já teve marcas como Saraiva, Tok&Stok e Ashua (bandeira plus size da Lojas Renner e fechada esta semana para abrir espaço para a nova inquilina), vai ter a H&M dentro do Praia de Belas Shopping, perto da orla do Guaíba. A outra unidade será no Iguatemi Porto Alegre.
Em nota enviada no começo da manhã desta quinta-feira (25), a varejista europeia informou que serão quatro novas lojas em 2026, entre elas a porto-alegrense. Na lista, estão, além do Praia de Belas e IguatemiPOA, também Iguatemi Esplanada, em Sorocaba, em São Paulo, e RioSul Shopping (Rio de Janeiro).
A H&M Brasil acelera sua expansão e presença omnichannel com quatro novas unidades no próximo ano. Essas inaugurações marcam a entrada da marca no Rio de Janeiro e no Rio Grande do Sul, levando sua moda e estilo de vida para ainda mais clientes", diz a nota.
“Essas quatro inaugurações não são apenas sobre expandir nossa presença física — elas refletem nosso compromisso em criar experiências de compra inspiradoras”, comenta, na nota, Joaquim Pereira, country manager (principal executivo) da H&M Brasil.
Bandeira de plus size da Lojas Renner desocupou espaço ao lado da Nike e ex-Saraiva | PATRICIA COMUNELLO/ESPECIAL/JC
Bandeira de plus size da Lojas Renner desocupou espaço ao lado da Nike e ex-Saraiva PATRICIA COMUNELLO/ESPECIAL/JC

Gestão do Praia de Belas sinalizou novidades "em breve"

Mesmo questionada pelo Minuto Varejo, a gestão do Praia de Belas Shopping preferiu a resposta convencional: "não comentamos relações comerciais", e sinalizou: "em breve, divulgará novidades".
Além da mega área esvaziada, onde já funcionaram Livraria Saraiva, Luigi Bertoni e Tok&Stok, tem a loja vazia que foi do supermercado Nacional, também sem ocupante ainda. O Teatro Zé Rodrigues, que estava no antigo corner da Tok&Stok,  desceu para o térreo, na saída oposta, perto da Americanas.
Os fechamentos da Saraiva e Tok&Stok em 2023 foram ligados a crises financeiras e estruturais das marcas. A livraria está no digital e a grife de mobiliário foi comprada pela Mobly, nativa do online. 

Projeto para obras no Praia está sendo orçado

O empreendimento comercial perto da orla já colocou na rua pedidos de orçamento com empresas especializadas para fazer as obras. A coluna teve acesso a planta com toda a área onde será a operação. Também apurou que a negociação envolve a representante master da H&M para o Brasil. 
O Minuto Varejo circulou pelo Praia e conversou com vizinhos do "corner solitário". O nome da sueca teria sido citado por integrantes da gestão do complexo para a área. O vazio naquele setor impacta (resultados) de quem tem lojas ao redor. Até um quiosque de sorvete do McDonald's que tinha ali fechou. "Disseram que abriria um café, mas até agora nada", comenta uma pessoa que trabalha em loja vizinha.
A Zara chegou a ser cotada. Até a coluna citou a marca. Mas tudo indica que não passou de suspeita sem fundamento até agora. A rede espanhola, uma das maiores do mundo e que alterna até mesmo com a sueca em receita, preferiu aumentar de tamanho no atual endereço, no IguatemiPOA, única do Estado e uma das que mais vende no Brasil, ao lado da Livraria da Travessa

A entrada da H&M no Praia de Belas vai trazer um componente saudável de competição. A H&M disputa diretamente em coleções, preços e perfil de público com Renner, Riachuelo e C&A, rede de origem holandesa.

Setor focado em moda dentro do Praia de Belas

Setor fashion do Praia de Belas tem Le Liz, Aramis, Farm Rio, Arezzo e Longerie e outras | PATRICIA COMUNELLO/ESPECIAL/JC
Setor fashion do Praia de Belas tem Le Liz, Aramis, Farm Rio, Arezzo e Longerie e outras PATRICIA COMUNELLO/ESPECIAL/JC
H&M ou outra marca com fôlego que for entrar faz sentido para duas coisas também: ocupar finalmente um espaço vazio gigantesco que se torna uma anti-propaganda e gera quebra de fluxo no setor do Praia de Belas onde marcas internacionais ou nacionais estrearam nos últimos dois anos, como Nike, Le Liz, Aramis e Longerie.

Todas são de vestuário e estilo, compondo uma extensão maior no setor do shopping que a gestão quer chancelar como especializado em moda. Já estão no cardápio: Beagle, Farm Rio, Arezzo, TNG, Ellus, Brooksfield, Reserva, Longerie e outras que se perfilam quase até a praça de alimentação. 

Notícias relacionadas