Pega teu lugar na plateia porque tem estreia de novas lojas de atacarejo no mercado gaúcho. E vai ser uma sequência de aberturas entre a segunda quinzena de setembro e outubro, pela apuração da coluna Minuto Varejo. A agenda será aberta nesta quarta-feira (17) pela bandeira Jumbo, da rede Max Center, nativa de Alvorada, na Região Metropolitana, que terá a primeira unidade do formato em Porto Alegre.
O setor é um dos mais aquecidos, o que foi mostrado pela Pesquisa Mensal do Comércio (PMC) do IBGE de julho. Os atacarejos são um dos escassos segmentos do comércio gaúcho com crescimento no volume de vendas. Em contraste, os supermercados e hipermercados têm avanço mais tímido. "Vai continuar abrindo atacarejo, sim (no Estado), e os supermercados terão de agregar mais serviço. O bolo (receita) vai acabar sendo dividido", alerta o presidente da Associação Gaúcha de Supermercados, Lindonor Peruzzo Junior.
A loja do Jumbo, que abre às 9h desta quarta, fica na avenida Antônio de Carvalho, esquina com a rua Norberto Francisco Rauch, tem 3 mil metros quadrados de área total e gerou 200 empregos. São mais de 10 mil itens no mix. Outra unidade do Jumbo fica em Alvorada.
Os donos da bandeira já preveem uma segunda unidade na Capital, que será erguida na rua Oscar Pereira, no bairro Glória, em direção à Zona Sul e perto da área dos cemitérios. A obra começa em 2026. A rede tem ainda mais três supermercados da bandeira Max Center.
Magali Dall Accua, gerente de marketing e filha do proprietário da rede, José Dall Accua, diz que a operação será um desafio, até mesmo pela maior concorrência no entorno. "Estamos bem ansiosos com a abertura da loja. Meu pai brinca sempre que 'cada mercado criado é como um novo filho'. Tem noite sem dormir e correria nos últimos dias, mas é a realização de um sonho ver a empresa crescendo", define Magali. A unidade segue o perfil da de Alvorada.
A bandeira terá mais concorrência, como a do Cestto, atacarejo do Grupo Zaffari, na antiga Gaúcha Cross, na avenida Protásio Alves, e do futuro Stok Center, da Comercial Zaffari, que começa a ser erguido na avenida Ipiranga.
"Já foi mais fácil. Precisamos ter diferenciais, como qualidade do serviço e proximidade com a comunidade", listou a supermercadista. Um exemplo de ação envolveu a outra unidade. No fim de semana, foi feito o primeiro Festival Churrascão, com assado e bebida de graça para os moradores. "Atraímos mais de 5 mil pessoas e arrecadamos três toneladas de alimentos doados pela comunidade", comemora Magali.
Stok Center, Desco e Macromix estão na agenda
Depois do Jumbo, será a vez do Stok Center, que desembarca em 30 de setembro em Viamão, também na RMPA. Será a 42ª loja de atacarejo da segunda maior supermercadista do Rio Grande do Sul e maior bandeira gaúcha no formato.
O terceiro atacarejo com data confirmada é o Desco, do grupo Imec, que começa a funcionar na avenida Assis Brasil, 4822, em 2 de outubro. O cronograma de lançamentos tem mais uma unidade do Stok Center, desta vez em Pelotas (a segunda da cidade da Zona Sul) em 7 de outubro. O Macromix, do grupo Unidasul, vai abrir em Cachoeirinha, mas data ainda indefinida.