O complexo que está sendo construído onde foi a concessionária Panambra, próximo ao Centro Histórico de Porto Alegre, já tem um dos ocupantes definido. A torre corporativa que fica de frente para a avenida João Pessoa terá uma operação empresarial única. A coluna Minuto Varejo já tinha noticiado que os empreendedores, o trio Maiojama, Plaenge (Vanguard) e Phorbis, estavam negociando o contrato.
O acerto foi com a Flowork para o prédio no Trend Downtown. A empresa gaúcha vai fazer a gestão dos escritórios do complexo, em área de 3 mil metros quadrados. A operação deve começar no segundo semestre de 2026. A Flowork é especializada em escritórios plug & play, com mobiliário, internet e outros recursos já disponíveis. "Plug and play" (inglês) pode ser traduzido como conecte e saia usando.
"O anúncio da operação reflete a convergência entre inovação e flexibilidade, oferecendo ao mercado corporativo espaços modernos e adaptáveis em uma região que até então não contava com esse tipo de oferta", opina, em nota, o diretor do Maiojama, Rodrigo Salomão.
Trend Downtown ocupa uma das maiores áreas em construção na região
RODRIGO MACHADO/DIVULGAÇÃO/JC
Já o diretor regional da Plaenge e Vanguard, Rodrigo Martins, destacou que a Flowork vai "agregar valor ao complexo", com entrega após a conclusão da construção. "Oferece soluções que acompanham as transformações do ambiente de negócios e ampliam o valor para nossos clientes e investidores", cita Martins.
A Flowork atua desde 2017, com estreia no segmento em Porto Alegre. A empresa tem outras duas operações na Capital, duas em Curitiba e uma em Florianópolis. "Escritórios plug & play são uma tendência para o futuro do trabalho, seja no modelo presencial ou híbrido. As empresas precisam de flexibilidade, e essa é a nossa aposta", comenta o diretor da Flowork, Daniel Pocztaruk.
O Trend Downtown é um complexo multiuso. Além da torre corporativa, prevê comércio e unidades residenciais com studios e apartamentos de 2 e 3 dormitórios. O terreno tem 12,5 mil metros quadrados, com frentes para a João Pessoa e a rua Lima e Silva. Segundo os empreendedores, a "torre Nano (studios) e lojas já estão com 90% das unidades vendidas".
Este mês começam a ser ofertados ao mercado os apartamentos, com showroom e maquete na torre Office.