"É a loja mais sofisticada de todas. Está em em um bairro mais nobre da cidade", avisa o diretor da rede de supermercados Righi, de Santana do Livramento, Antonio Righi. A empresa chegou a 15 unidades com a nova operação, que foi erguida em terreno comprado pela empresa. O novo Righi tem 8 mil metros quadrados, sendo 1,5 mil metros quadrados de loja.
A rede não abria filial desde 2023, quando colocou em operação supermercado em Quaraí, o maior da marca, com 2,2 mil metros quadrados, explica Righi.
Foram investidos R$ 20 milhões, entre terreno, construção e estoque para a largada no Righi Vasco, como está sendo chamado pelo grupo e que fica entre os bairros Jardins e Hidráulica. São 70 vagas de estacionamento, que fica no subsolo e 120 empregos diretos. A rede tem hoje quase 1,6 mil funcionários, informa Righi.
"É um orgulho abrir a nova loja em uma região (onde fica Livramento) com baixa população. A rede é a maior geradora de valor adicionada do PIB da cidade", destaca o diretor.
Unidade tem novidades no ambiente de loja, além de facilidades como self-checkout
DANIEL BADRA/DIVULGAÇÃO/JC
A nova filial tem produtos mais diferenciados, novas sinalizações de áreas internas e uma adega que é a maior das unidades. São mais de 100 rótulos. Ter espaços para bebidas, como vinhos e espumantes, tem sido uma regra nos supermercados de diversas bandeiras. É uma estratégia para captar novos perfis de clientes, incluindo com mais renda. Como o Righi é importador direto, consegue também ter boas condições.
Também tem facilidades como self-checkout, equipamento que se dissemina pelos supermercados para agilizar a hora da compra. Também tem serviço de autoatendimento na padaria, outra tendência nas redes, e mais diversidade em áreas para utilidades para casa.
A loja chega em um momento que a economia desafia o setor, que tem se mantido com crescimento no pós-pandemia, mas sofre mais recentemente com mais inflação. "Ao mesmo tempo, precisamos dar continuidade ao crescimento e gerar emprego e renda. A gente depende muito dos uruguaios", observa o varejista.
Righi montará primeiro shopping de Livramento
Rede supermercadista implantará o primeiro shopping de Santana do Livramento em prédio de antigo lanifício
RIGHI SUPERMERCADOS/DIVULGAÇÃO/JC
Outro projeto que a rede supermercadista vai deflagrar em breve é o do futuro shopping center, o primeiro da cidade, que tem como marca a fronteira com Rivera, um dos polos de free shops na porção mais sul da América.
"Estamos esperando a licença (da prefeitura) para esta semana. A ideia é começar as obras do shopping ainda este ano, até junho, para concluir em dois anos", aposta Righi, em conversa com a coluna Minuto Varejo. O investimento é previsto em quase R$ 60 milhões.
O empreendimento será implantado em um quarteirão inteiro, onde fica um prédio antigo que está sendo revitalizado e será adaptado ao complexo, com previsão de ter um hipermercado e 20 lojas.