Pampulhinha fecha definitivamente e venderá 10 mil vinhos da adega do fundador

Restaurante fechou em janeiro e tem adega com 10 mil rótulos de vinhos

Por Patrícia Comunello

Casa foi comandada pelo chef e fundador Jaime Pinheiro até o ano passado, na Zona Norte de Porto Alegre
Um dos restaurantes mais populares e autênticos de frutos do mar de Porto Alegre fechou definitivamente na zona Norte e agora quer que os clientes mais próximos e fãs de bebidas e louças possam ficar com parte dos 52 anos de história que foram construídos pelo fundador do lugar.
A família de Jaime Pinheiro, que concebeu e comandou o Pampulhinha até pouco antes de falecer, aos 78 anos, em 20 de setembro 2022, após complicações de um câncer, decidiu vender o tesouro do chef. Jaime era português e chegou co 17 anos a Porto Alegre, vindo da região de Aveiro.
As mais de 10 mil garrafas de vinho de rótulos que podem custar até R$ 80 mil poderão ser adquiridas por apreciadores ou ex-frequentadores que quiserem recordar as passagens pelos salões do restaurante no número 1.791, da avenida Benjamin Constant.
Na Capital, outra casa de frutos do mar, o Pampulhão que era do irmão do fundador do Pampulhinha, Fernando Pinheiro, fechou no começo de 2021, em meio ao período mais agudo da pandemia de Covid-19.
As filhas Cristina, nutricionista que atuou ao lado do pai na cozinha, e Kelly, dentista que também trabalhou desde adolescente no atendimento e no caixa da casa, estão organizando a nova fase do Pampulhinha. 
"Encerramos os serviços do restaurante em 31 de janeiro. A partir de abril, vamos continuar com a loja de vinhos atendendo os clientes que gostam de rótulos especiais, que são os da adega que era do meu pai", conta a nutricionista.