Renner abre quinta loja circular no Brasil e a primeira no Rio Grande do Sul

Filial terá investimento de R$ 26 milhões, com mudança completa na metade do ano

Por Patrícia Comunello

Da vitrine ao mobiliário e provador, a operação segue valores sustentáveis e de inclusão
A gigante varejista de moda brasileira, a gaúcha Renner, já apresentou aos consumidores como é a sua primeira unidade física no Rio Grande do Sul que segue o conceito de loja circular. Circular porque tem a ver com sustentabilidade, da energia a layout e coleções.
No mercado gaúcho, a Lojas Renner fez outro movimento. Fechou loja da bandeira Youcom, em um dos shoppings do Zaffari, mas garantiu que tem planos de expandir o braço jovem do negócio.  
A operação fica no Shopping Iguatemi e abriu nessa terça-feira (7), mas ainda não está completa. A loja convencional da marca no empreendimento está em transformação. A primeira etapa foi concluída no primeiro piso, mas faltam ainda mais dois andares. 
A coluna Minuto Varejo foi a primeira a mostrar, em meados de janeiro, a mudança no modelo de varejo. É a quinta filial da loja circular da varejista de moda. Outras três unidades ficam no Rio de Janeiro e uma em São Paulo.
"A meta é ampliar o modelo nos próximos anos", projetou a gigante de moda, em nota.
Os componentes de layout, materiais, coleções e fontes de energia com pegada sustentável estão presentes na área transformada. Da vitrine mais moderna e que aproxima o cliente, à tinta usada nas araras onde são expostas as roupas, ao mobiliário, a roupas, e ao teto (que foi expandido com retirada de forro de gesso), tudo na nova loja transpira circularidade.   
Além de aspectos ligados a uso de materiais e fontes de energia, a loja também vem com aplicações que melhoram o acesso e inclusão das pessoas. Tem elevador de acessibilidade entre os andares, checkout autônomo, caixas de autoatendimento em todos os andares e provador com lounge e cabines para todos os gêneros (o primeiro no Estado) no mesmo ambiente. Segundo a Renner, o provador proporciona nova experiência aos consumidores.
As bandeiras da Lojas Renner, como é listada na bolsa de valores brasileira (B3), somam mais de 660 unidades no Brasil e no Uruguai e na Argentina, nos dois países com bandeira Renner.
O grupo varejista definiu a meta de, até 2030, ter 100% das peças de vestuário das marcas próprias mais sustentáveis.